Grupos Produtivos

Nós do Ponto Chic

Nós do Ponto Chic

Criado em 1995, no município de Nova Iguaçu (RJ), a partir de uma parceria com o comitê Elos da cidadania, dos funcionários do Banco do Brasil e amigos, 12 artesãs, moradoras do bairro Ponto Chic em Nova Iguaçu aprenderam a usar os malotes velhos doados pela Associação como matéria-prima principal de suas criações. O designer Cocco Barçante foi o principal parceiro que co-criou com as artesãs cada uma de suas peças que carregam a identidade do grupo. Sousplats, centros de mesa e bolsas são suas estrelas.

O processo de confecção dos produtos é longo, para que a peça seja higienizada e preparada para a produção. Os malotes chegam no local de desenvolvimento de produtos, em um prédio próprio da Associação Comitê Ponto Chic. As artesãs recebem os malotes misturados e vão separando em cores. Depois tudo é lavado separadamente em máquina industrial. Em seguida à secagem, recolhem, dobram e separam por cor novamente, além de selecionar os pedaços grandes e os pequenos. Os retalhos menores se tornam os detalhes das bolsas e os maiores compõem a estrutura.

Como é um material espesso, o tecido é cortado um a um num verdadeiro trabalho de paciência. O processo inteiro, desde o recebimento do malote até a entrega de uma bolsa pronta leva três dias. Mas o resultado é compensador. O maior desejo das artesãs é verem suas peças expostas e reconhecidas. Usando as mãos como ferramenta de transformação, elas amam o que fazem e se orgulham disso.

Para falar com este grupo mande um e-mail para grupoprodutivo@redeasta.com.br e aguarde a resposta. Lembre-se de informar na mensagem o nome do grupo e seu contato.

5 Produto(s)