História do Produto

Coleção Folhas do Quintal

Em Seropédica tem uma casa e nela, um quintal imenso. Neste quintal tem muitas árvores, frutos e folhas, e é nele que as 28 crianças, filhos do coração da costureira Eunice, brincam.

Ali, bem longe da correria do mundo urbano, a designer Mana Bernardes desenvolveu oficinas criativas com o grupo Costura Unida pelo projeto Coletivo Artes Coca-Cola em parceria com a Rede Asta. E foi direto deste espaço lúdico e afetivo que brotou, a partir do que a natureza convida e da capacidade de construir juntos, uma linha de produtos chamada Folhas do Quintal.

Durante as oficinas, as folhas das árvores, que eram muitas, surgiram como elemento visual forte e relevante. A partir delas, Mana conduziu uma proposta convidando o grupo a encontrar uma solução que trouxesse esse objeto para peças de decoração. Dentre as folhas que iam sendo recolhidas do quintal, escolheram três formatos para direcionar a criação: coração, veias e a folha mais alongada. 

 

"Nunca ensino nada, só abro espaço, faço roda, boto geral pra respirar junto e ouço a história de vida de cada um. Depois disso as coisas acontecem porque elas não vem como imposição, matéria é imposição. O que me constrói é processo, mistério, coisas que acontecem quando a gente se mistura e cada um contribui com uma técnica e essas técnicas se misturam e sai uma coleção, que gera renda, autoralidade." Mana Bernardes

Cada traço foi aproveitado para a criação de uma linha que reúne almofadas, jogos americanos e avental. Além da beleza das peças o tecido utilizado valorizou ainda mais estes produtos. Todos são feitos de tecido Ecopet, que usa fios de retalhos de algodão reciclados em sua composição e poliéster (feito de garrafas PET - cada metro de tecido corresponde a três garrafas reaproveitadas). 

O grupo reúne costureiras e também ganhou uma oficina de serigrafia, onde os rapazes aprenderam mais essa técnica. Na oficina o desenho das folhas foi aplicado em telas e repassado aos tecidos.

 

Durante o desenvolvimento houve muita discussão para encontrar a melhor forma de imprimir ao produto o formato da folha de forma que gerasse uma peça bem acabada, com potencial de venda e dentro da identidade da linha que nascia. E como podemos ver, esse objetivo foi alcançado!

 

 Além de adquirir novos saberes como a serigrafia e de criar lindas peças, que deram à produção do grupo uma nova força, os 16 artesãos aprenderam a assumir sua própria história de vida. “Ser uma pessoa que assume sua origem já faz dela autêntica e criativa, isso é muita coisa”, afirma Mana. 

Do quintal da Dona Eunice para a TV

As lindas almofadas da Coleção Folhas do Quintal foram destaque na decoração do cantinho de verão no quintal da Malu e do Luiz. A transformação aconteceu pelas mãos da talentosa blogueira e publicitária Thalita Carvalho no programa Mais Cor, Por Favor do GNT, exibido no dia 19 de janeiro.

A história do programa conversa muito bem com a das almofadas. O Mais Cor, Por Favor surgiu de uma parceria com a autora do blog Casa de Colorir com o canal GNT. O desejo número um da Thalita era que “seria um programa para mostrar como transformar ambientes da casa de maneira simples e acessível, usando o mínimo de recursos comprados e o máximo de recursos reaproveitados no próprio espaço”, além de almejar “que o verde fosse um elemento presente nos projetos e que as plantas tivessem o poder de revitalizar os espaços, com soluções possíveis e práticas”. Por isso, o casamento dos dois foi perfeito, além de ficar um charme na decoração!

 

 

Ficamos extremamente felizes por ver que a simplicidade do cantinho da Dona Eunice é capaz de inspirar outras belas decorações como a do quintal da Malu e do Luiz.