Projeto Máscara + Renda

A pandemia do novo coronavírus deixou sem trabalho milhares de mulheres chefes de família. Costureiras e artesãs, que perderam sua única fonte de renda. Por outro lado, as máscaras passaram a ser item obrigatório para todos na sua contribuição para o fim da pandemia no Brasil.

Diante deste cenário nasce o projeto Máscara + Renda, união inovadora da Fundação Vale - que tem como missão contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera - da Reda Asta, e, a parceria da Wheaton Precious Metals.

O projeto Máscara + Renda, consiste em mapear as costureiras de todo o Brasil que estejam em situação de vulnerabilidade social e que perderam sua renda mensal durante a pandemia, oferecendo a elas um novo caminho de geração de renda, onde elas são cadastradas no projeto por articuladoras regionais, recebem um kit de matéria-prima e um pagamento por máscara produzida por dia, garantindo sua renda por 03 meses. 

As milhares de mulheres artesãs e costureiras, de todas as regiões do Brasil, estão produzindo máscaras de tecido em suas casas ou em seus pequenos ateliês, que serão doadas para organizações indicadas elas, sem gerar custos logístico e fazendo com que as máscaras cheguem onde estão as pessoas que mais precisam desta proteção. 

O mapeamento das artesãs e costureiras foi feito inicialmente pelas mulheres que já haviam se cadastrado no localizador de máscaras, que foi uma ferramenta disponibilizada no site da Rede Asta no início da pandemia. E com o desenvolvimento do projeto foram trazidas 05 articuladoras em cada região do país, que estão aprofundando o mapeamento das costureiras que pertencem aos bolsões de vulnerabilidade do país e que mais necessitam de renda neste momento da pandemia. 

No projeto Máscara + Renda trabalhamos os pilares de: geração de renda, diversidade de regiões, localidades do país e produção de máscaras que salvam vidas.

As artesãs e costureiras que quiserem se inscrever e tiverem a capacidade de produzir máscaras caseiras que protejam o rosto e ajudem a prevenir o contágio da covid-19, devem entrar no site da Rede Asta e preencher o formulário no Localizador de Máscara.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.mascaramaisrenda.com.br

Siga em https://www.instagram.com/mascaramaisrenda/

Continue lendo