Artesanato familiar: de neta para avó

June 20, 2022

Jucione CaladoRodrigues dos Santos (28) começou a produzir crochê em 2014. Quando criançaaprendeu o básico ao passar férias na casa de uma tia, mas se aperfeiçousozinha lendo revistas e vendo tutoriais na internet. Uma artesã que nunca fezaula, tecia sozinha e vendia por encomenda. Com a procura crescendo precisou demais mãos na produção e tornou-se professora. Indo contra a lógica padrão doartesanato de gerações, foi ela que ensinou sua mãe Terezinha Calado Rodrigues (56)e sua vó Joseja Herculina de Almeida Silva (80). Foi desse jeitinho único quenasceu o negócio produtivo artesanal Jjujju Crochê em Nova Friburgo/RJ.

Terezinha e Juju

Em 2016,começaram a vender semanalmente na Feira de Artesanato de Nova Friburgo queacontece na Praça Getúlio Vargas, a principal da Cidade. Ter um ponto fixo comocanal de venda mostrou que era preciso administrar bem a produção das peçaspara atender aos clientes das encomendas e ter estoque suficiente para os dafeira.

“A parte administrativa deixava a desejar. Estoume organizando, faço o controle de produto, me programo para produzirantecipadamente a coleção da estação seguinte. Tenho que me preocupar.”
Jucione Calado Rodrigues dos Santos

 

Jjujju Crochêaprendeu e assumiu essa postura empreendedora ao participar da terceira turma EntusiAsta,Escola de Negócio das Artesãs, viabilizada por uma parceria da Chevron com aRede Asta. Esse trabalho conjunto com foco em empoderamento feminino e geraçãode renda para artesãs está capacitando 20 negócios produtivos artesanais emcinco núcleos no Estado Rio de Janeiro: Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes,Macaé, Vale do Café e Município do Rio de Janeiro.

 Elas perceberam nas aulas que grande parte desuas peças são sanzonais, verão ou inverno, com exceção da Linha Casa. E porisso é preciso se antecipar para ter cachecol, casacos, túnicas e toucas naépoca de frio e biquinis, bodies e saídas de praia na época de calor. NovaFriburgo atende bem aos dois climas, quando as temperaturas caem, todosprecisam de peças quentinhas para suportar o frio e quando sobem é hora deaproveitar as cachoeiras e os rios da região.

“Em setembro já começamos a produção Verão2018. Queria começar até antes, mas em Friburgo ainda estava bem frio e aspeças de inverno tendo procura.”
Jucione Calado Rodrigues dos Santos

 

A designerLena Santana cocriou com as artesãs Coleção Moda Praia 2018. Ela trouxe um novoolhar sobre as cores para o grupo. Antes elas usavam apenas cores primárias eLena trouxe para elas a possibilidade de trabalhar com cores complementares. Oacabamento e detalhes também foram refinados a fim de entregar aos clientespeças mais sofisticadas e com maior qualidade.