A escola de negócios, agora digital

Em janeiro, apresentamos a turma de número 10 da Escola de Negócios das Artesãs da Rede Asta, realizada em conjunto com a Chevron Brasil e apoio da Prefeitura de São João da Barra. Nossa parceria com a Chevron, empresa do setor energético, é de longa data, mas esta foi a primeira vez que realizamos um projeto de desenvolvimento local quase 100% digital.


Aula inaugural turma 10

Com a pandemia do COVID-19, revisamos e adaptamos nossa metodologia de ensino, chamada de Trilha de Aprendizagem, para que pudéssemos continuar desenvolvendo as artesãs em empreendedoras. Assim, as artesãs de São João da Barra se encontraram, semanalmente, pela plataforma Zoom, e receberam conteúdos complementares pelo Instagram da Rede Asta e outros aplicativos, além de mentorias individualizadas. Nossa trilha de aprendizado, então, baseia-se em algo importante: o letramento digital.


O currículo elaborado para a turma 10 contemplava: 1. Inclusão Digital; 2. Canais de Venda; 3. Controle Administrativo; 4. Vendas Online; 5. Precificação; 6. Parcerias em Rede; 7. Controle Administrativo; 8. Modelos de Formalização; 9. Canais de Vendas e, por fim, 10. Práticas de venda. Trabalhar com plataformas digitais, tanto para aprender quanto para expor e vender produtos, é um grande desafio para a maioria das pessoas. Levando em consideração nossa turma de número 10, a principal barreira encontrada pelas artesãs durante todo o desenvolvimento. Uma das artesãs, Joyce, fala da importância do acesso às plataformas online:

“Quando eu vejo o quanto evolui desde que comecei dá vontade de continuar cada vez mais”

Assim, começamos o ensino com a inclusão digital, auxiliando ao aprendizado em baixar e utilizar ferramentas digitais, já que 65% do grupo não tinha familiaridade. A migração para o online, que permitiu a continuidade do processo, garantiu também o conhecimento mais aprofundado: 38% de nossas alunas baixaram pela primeira vez um aplicativo para acompanhar as videoaulas e 31% criaram a primeira rede social de sua marca.



Empoderar as artesãs é dar a elas todas as ferramentas possíveis para que elas possam manter seus negócios vivos, promovendo sua autonomia, estimulando a criatividade, senso de pertencimento à comunidade e, principalmente, entender a importância de seu trabalho. A Oster, HUB de design que tem como propósito transformar, criou logomarcas, identidade visual e muito mais para 50% da turma Chevron.


Renata, outra artesã, relembra a importância do trabalho em conjunto entre Asta, Chevron e a prefeitura: “Estamos construindo um coletivo de forma participativa, vocês não chegaram com ele pronto. Tiveram respeito com a nossa realidade e fomos construindo do nosso jeitinho.  Vocês estão nos ouvindo e isso faz a total diferença, a gente se sente muito valorizada e protagonista da história”.


A formatura da turma 10 da Escola de Negócios para Artesãs apoiada pela Chevron aconteceu em 15 de outubro de 2020. Para saber mais sobre a turma apoiada pela Chevron, acesse o portfólio com toda a coleção produzida durante os estudos: https://bit.ly/3lVlkVE.

Dia de formatura via Zoom

Continue lendo