Instituto Coca-Cola Brasil

Como transformamos resíduos em 400 mil reais em renda

Que bom queesse título chamou sua atenção. Vou responder rápido: investindo na valorizaçãodas artesãs brasileiras e em upcycling, que é o reaproveitamento de materiaisque seriam descartados para criar novos produtos. 

Bolsa feita de garrafas PET
‍Upcycling: bolsa feita de garrafas PET

Chegamos aesse resultado apoiando 32 grupos produtivos de formados por cerca de 350artesãs, nas 5 regiões do país, em um projeto que uniu Instituto Coca-ColaBrasil, Aliança Empreendedora, Fundação Amazonas Sustentável e a Rede Asta.

 A iniciativacomeçou em 2013 com o mapeamento de grupos de artesãs que receberamtreinamentos em design, sustentabilidade e empreendedorismo. Designers eartesãos cocriaram dezenas de produtos a partir de garrafas pet, latas,banners, sementes, fibras, fios, uma grande variedade de técnicas artesanais emuito talento.

 As coleções foram vendidas em todo o Brasil, gerando umaumento médio de 30% na renda dos grupos que participaram do projeto e mudançasna forma de produzir e comercializar as peças.

“Hoje, quando vou fazer uma peça, me preocupo mais com oacabamento, tento ver a peça com os olhos deles [os designers]”.  Maria Aparecida, artesã do grupo Feitos Art,do Rio de Janeiro

O conhecimento adquirido com este projeto pode ser utilizadopara vários outros resíduos sólidos  -atualmente a Rede Asta tem 13 no portfólio e vários outros em fase de pesquisa.É uma relação de ganha-ganha-ganha: ganham as comunidades de artesãos aovalorizarem a produção e as tradições locais, ganha o meio ambiente com o reusode materiais que seriam descartados, e ganham as empresas que apoiam essaeconomia do bem. 

Continue lendo