Como uma empresa pode gerar impacto socioambiental positivo?

A resposta é simples e direta: ações reais que promovam mudançase melhorias para a população e/ou para o meio ambiente do entorno. Nem sempre esse caminho éfácil e ter parceiros nessa hora é fundamental. Buscando o empoderamentofeminino e a valorização do artesanato na região Norte Fluminense e outrasáreas do Estado do Rio de Janeiro, a Chevron Brasil confiou nos nossos 12 anos de atuação em projetos de impacto para esse públicoe formamos a terceira turma da Entusiasta: Escola de Negócios das Artesãs.

O projeto

A Entusiasta é o primeiro programa de capacitação voltadopara mulheres artesãs do Brasil. O objetivo é fechar lacunas de organização ehabilidade comercial como formalização, falta de rede entre elas,gerenciamento, comunicação e vendas.

Selecionamos artesãs de Campos dos Goytacazes, Macaé, NovaFriburgo, Vale do Café e Rio de Janeiro capital. Com elas montamos cinconúcleos da escola totalizando 17 grupos produtivos artesanais e 209 artesãsbeneficiadas de modo direto.

Certificados de conclusão do curso oferecido às artesãs

Os resultados do projeto

310 horas de treinamento

Cada núcleo teve quinze aulas presenciais, escolhidas decomum acordo entre todas as artesãs participantes.

+ de MIL horas de monitoramento

Duas monitoras trabalharam dedicadas a auxiliar em tudo que osgrupos precisavam para crescer e se tornar um negócio sustentável.

"Foram oficinasextremamente importantes para nós, uma fonte rica de conhecimentos, um presenteda Asta e da Chevron para nós. Gratidão!!! " Ana do grupo Bordando o Vale

Atividade realizada em uma das aulas

15 Coleções

Oito designers foram aos grupos e juntos cocriaram coleçõesque atendessem os canais de vendas definidos durante as aulas da Entusiasta.

Se são 17 grupos por que só 15 coleções?

Dois grupos já faziam parte da Rede Asta e não sentiamnecessidade de desenvolver novas coleções no momento. Por isso, a Chevronpermitiu que o dinheiro que seria destinado as coleções fossem aplicados demodo mais eficiente e que atendesse melhor aos grupos. Desse modo, A Oficinadas Ervas ganhou novas máquinas e a AME – Associação Mulheres Empreendedorasrecebeu uma consultoria para melhorar seu processo produtivo com o Bruno Temerda Matéria Brasil.

"A Entusiasta tem sido uma coisa muito boa, nessetempo todo de projeto que eu tenho nunca veio ninguém para nos ensinar o quetemos aprendido. O grupo está muito feliz e eu só tenho a agradecer. Espero quea gente possa crescer muito mais." Magali do grupo Promur

Artesã conferindo o diagnóstico do seu grupo produtivo

56% de aumento de renda

E tem os fora da curva. O Pipa Carioca, grupo liderado por Dona Lili,vendia R$600,00 por mês no início do projeto. Conquistou novos canais de vendase hoje fatura R$1.600,00 por mês. Umaumento de 167%!

93% das participantes são mulheres

Trabalhar com foco em artesanato no Brasil é investir emmulheres. E dados da ONU apontam que 65% da renda das mulheres é investida nafamília, contra 45% da dos homens. Portanto, investir em mulheres é investir emtoda a sociedade.

“O que tenho absorvido tenho colocado em prática nogrupo e na vida pessoal e o curso foi essencial para descobrir qual é o meupapel no grupo e na sociedade” Nádia do grupo AME

Essa parceria com a Chevron Brasil já rendeu muitashistórias boas. Aartesã Inês desenvolveu um modo de expor suas peças;Ângela dogrupo AMACAPE e a designer Monica Carvalho trocaram saberes para cocriar peçasfeitas com a escama de peixe;A designerFlavia foi ao grupo Caminhos de Barro e junto com a matéri-prima rambém foi transformada;O grupoReciclarte e o designer Davi trabalharam muitas possibilidades de artesanatocom vidro;e isso resultou no índice de 97% de satisfação com o projeto pelasparticipantes.

Fotos: Gabriel Nascimento

Conheça todas as coleções que nasceram desse projeto:

Coleção AMACAPE

GrupoAMACAPE –designer responsável: Monica Carvalho

Coleção Delírio

GrupoArte da Graça  –designer responsável: Aline

Coleção As Belas Artesãs

GrupoAs Belas Artesãs –designer responsável: Gabriela Mazepa do Re-roupa

Coleção Vale do Café

GrupoBordando o Vale do Café  –designer responsável: Davi Rezende

Coleção Caminhos de Barro

GrupoCaminhos de Barro –designer responsável: Flavia Alves de Souza

Coleção Carma

GrupoAssociação Carma  – designer responsável: Edenelson Soares

Coleção Fiz de Contas

GrupoFiz de Contas  – designer responsável: Davi Rezende

Coleção Florart

GrupoFlorart – designer responsável: Davi Rezende

Coleção Jjujju Crochê

Grupo Jjujju Crochê – designer responsável: Lena Santana

ColeçãoKeniarts

GrupoKeniarts – designer responsável: Lena Santana

Coleção Maria das Candongas

GrupoMaria das Candongas – designer responsável: Lena Santana

Coleção Pipa Carioca

Grupo Pipa Carioca – designer responsável: Gabriela Mazepado Re-roupa

Coleção Promur

Grupo Promur – designer responsável: Edenelson Soares

Coleção Casa das Estrelas

GrupoCasa das Estrelas  – designer responsável: Davi Rezende

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