De acordo com o Banco Mundial, as mulheres são responsáveis por 75% das aquisições de bens de consumo e destinam à família 90% de sua renda. Por isso, investir em empreendedorismo feminino é investir na economia como um todo. A IF! – International Foundation, instituição Suíça dedicada a melhorar as condições de vida e perspectivas de vida dos mais vulneráveis em todo o mundo, apoiando a educação, inserção, empreendedorismo social, empoderamento das mulheres, saúde, preservação dos oceanos, assistência médica e científica, pesquisa e cultura, acreditou que a Escola de Negócio das Artesãs era um bom investimento. A quinta turma de artesãs se formou financiada pela IF!
Começando a ser empreendedora
“Com esta formação, apoio e incentivo da Rede Asta, seremos sim Empresárias da Arte. Por que não?” Cerleni – artesã do Vivendo com Arte
No dia 21 de março de 2018, essas mulheres se reuniram no Rio Criativo, próximo a Central do Brasil no Rio de Janeiro, para conhecer o projeto que foram selecionadas. Oito grupos produtivos artesanais falaram dos seus sonhos, onde queriam chegar através do seu trabalho e descobriram em que fase seus negócios estavam através de um diagnóstico feito previamente pela equipe da Rede Asta.
12,5% dos grupos já estavam em nível avançado e 87,5% estavam no intermediário. Todas se mostraram animadas para evoluir durantes os próximos meses de aulas e monitoria.
O mapa traçado sobre cada grupo foi o guia para montar a Trilha de Aprendizagem que as artesãs seguiram até o final do curso. Angélica Oliveira, coordenadora da Escola de Negócios e monitora dessa turma, co-construiu com as alunas a Trilha. Juntas definiram os assuntos da 10 aulas: Canais de Vendas - Marketing, Canais de Vendas – Fichas, Canais de Vendas - Plano de Desenvolvimento de Canais, Metas de Faturamento, Práticas de Vendas, Controle Administrativo - Pessoas, Parcerias em Rede, Controle Administrativo - Finanças, Educação Financeira e Organização da Produção.
“Sei que é um longo caminho para que realize todos desejos, mas toda caminhada começa pelo primeiro passo, e ele foi dado com a ajuda de vocês. Estou muito feliz.” Sandra Portella – artesã do Sandra Portella Arte em Crochê.
A quinta da turma da Escola de Negócio das Artesãs em números
Foram 48 horas de aula e 206 horas de monitoria com os grupos com 90% de presença nas aulas e 96% de satisfação.
15% dos empreendimentos cresceram em Capacidade Empresarial e Cooperativismo
A comercialização melhorou em 33%, sendo melhora de 40% em estratégia de vendas em 40%, 20% em Marketing e 40% em Precificação.
A gestão administrativa evoluiu 41%, onde 40% passou a cadastrar seus stakeholders e os acordos feitos, o mesmo percentual começou a realizar controle de vendas e metade começaram a investir em previdência.
Mudança de nível dos grupos: 12,5% encerrou com nível intermediário e 87,5% em nível avançado.
Evolução dos negócios para além dos números
“Verdade seja dita: foi muito participar da escola de negócios. Hoje nosso grupo é mais "imperativo", mais dinâmico, bem mais objetivo que antes. A Escola está sendo uma potência para nós!” Cerleni – artesã do grupo Vivendo com Arte
A Rede Asta é humana e em nossos projetos não podemos deixar de lado esse fator como indicador de sucesso do projeto. Medir os números é importante, mas mensurar resultados de autoestima, de evolução de trabalho em equipe, de melhora no relacionamento interpessoal e outras questões de valores não numéricos é fundamental.
A facilitação de Angélica
“Agradecemos a Deus, primeiramente, foi incrível pois as aulas abriram novos horizontes para que o nosso 🐼 pudesse ser reconhecido e conhecido! Como estava no sonho na trilha de aprendizagem. Obrigada Rede Asta, por tudo pela oportunidade, pela qualidade do ensino e por ser essa rede que nos envolve com tanto carinho e que reconhece nosso artesanato. Obrigada Angélica por todo ensinamento e paciência que teve conosco. E tambem ao nosso patrocinador que fez tudo acontecer também. Nós do Panda agradecemos muito por essa oportunidade! E que essa parceria dure por muitos e muitos anos! Bia – Artesã do Panda Craft Ateliê
A monitora dessa turma começou o projeto logo após encerrar sua licença maternidade. Foi um marco em sua vida profissional e pessoal. Na formatura cada artesãs teceu elogios a sua facilitação e monitoria. Ela foi peça central no sucesso de cada artesãs que hoje não é mais só artesã, mas também empreendedora.
Termina um ciclo e começa outro
No dia 28 de setembro as artesãs da turma da IF! Participaram da celebração pelo encerramento desse processo. Com a semente plantada, deixamos a oportunidade que elas continuassem a regar seus negócios pela partilha e pelo vínculo. Convidamos as artesãs a montarem um Círculo das Empreendedoras entre elas com a facilitação da Angélica Oliveira que participou da condução de tudo que essa turma viveu nesses meses de formação.
Como ser artesãs da Rede Asta
O ingresso hoje na Rede Asta é através da Plataforma Asta. Faça seu cadastro e tenha acesso a Escola de Negócio das Artesãs aí na sua casa.