Fundação Volkswagen: De costureiras a uma rede de empreendedoras

Orelacionamento entre a Rede Asta e a Fundação Volkswagen começou em 2016. Juntascocriamos a Coleção Reuse com as costureiras do Projeto Costurando o Futuropara reaproveitar as sobras de uniforme, dos cintos de segurança e de tecidoautomotivo usados pela montadora. O objetivo dessa ação era criar um portfóliode presentes corporativos prime que pudessem ser revendidos, gerando renda paraas costureiras atendidas pelo projeto.

Os anos de investimento em vendas de produtos artesanais brasileirosensinaram muito a Rede Asta. Visando um impacto mais substancial para asartesãs, começamos uma Escola de Negócios voltada para elas: a Entusiasta. Oobjetivo é fechar lacunas de organização e habilidade comercial comoformalização, falta de rede entre elas, gerenciamento, comunicação e vendas. Ouseja,  transformar grupos produtivos artesanais em empreendimentos viáveise felizes.

A FundaçãoVolkswagen enxergou na Entusiasta um modo de aprofundar o trabalho doCosturando o Futuro com a criação de uma rede de empreendedoras. Visando gerardesenvolvimento de autonomia e renda para os participantes demos o pontapéinicial na formação de rede para 17 grupos produtivos¹ atendidos pela Fundação.

Monitora Camila Pinheiro | Foto: Lilian Lima
“Vivemos em Rede, mesmoque sem perceber, desde o início de nossa existência. O nosso núcleo familiar,as relações estudantis, o nosso mercado de trabalho, o casamento, a construçãode uma nova família... A todo momento, a vida vai nos colocando em redes quesão tecidas pelo fluxo natural da sociedade em que fazemos parte. Mas formaruma Rede conscientemente, para potencializar nossas próprias potências, ao ladode outras pessoas, não é algo fácil. E foi como monitora da Escola de Negócios dasArtesãs que vi isso acontecer, na prática, e tive a honra de colaborar com essaconcretização”, relata Camila Pinheiro, monitora da Entusiasta no projeto.

 

Ofortalecimento dos nós dessa rede

Artesãs e Monitora | Foto: Lilian Lima

Foram doisnúcleos simultâneos, um de manhã e outro a tarde, que totalizaram 49 horas deaula em seis meses de trabalho. A monitora Camila Pinheiro implementou oitoconteúdos de formação humana, técnica e gerencial com os artesãos.

“Osdesafios do Coletivo são muitos. Essas mulheres (e homem) me provaram quecaminhar sozinha, apesar de muito mais difícil, é bastante confortável,no sentindo de "zona de conforto", mesmo. Lidamos, em 6 meses deEscola durante o projeto, com inúmeras situações novas para todos, que juntos,discutiam e refletiam como seguir adiante. Crescemos. O "outro"é um espelho, e se relacionar com ele é um maravilhoso exercício diário deconvivência, estratégia e empreendedorismo”, diz a monitora.

Célia, líderdo grupo CM&C, apresentou durante as aulas grande evolução ecomprometimento com os conteúdos e tarefas apresentados. Para conquistar novos canais de venda, elacontatou diversas organizações e percebeu que para atingir clientes maioresprecisaria de uma apresentação mais formal de seu negócio. Com auxílio damonitora e de outros alunos da rede ela construiu o material e conquistou novosclientes para o seu negócio.

Kafu, do KafuBolsas, antes da aula de Planejamento de Coleção não usava sua criatividade demodo estratégico, mas percebeu que poderia fazer diferente para produzir commais eficiência.“Eu tenho o costume de ir criando, criando. Eu gosto. Masquando vejo já têm muitas bolsas, muitos modelos. Fazer o exercício deplanejamento e montagem de coleções me ajudou muito. Destrinchar a coleção emtema, categorias e produtos, foi como criar uma raiz. Clareou a produção. Agoravou tentar fazer isso antes de começar a produzir”, conta o artesão.

Muito maishistórias poderiam ser contadas para ilustrar os frutos dessa turma da escola,mas o crescimento deles falam por si. Na fase de diagnóstico inicial e final doprojeto classificamos os grupos em básico, intermediário ou avançado. Avaliamosgestão e operação dos grupos divididos nos temas: formalização,comercialização, produção, gestão de pessoas, financeira e administrativa,segurança e qualidade de vida. Quando começamos 6% estavam no nível básico, 41%no intermediário e 53% avançado. No final, nenhum permaneceu ou desceu para obásico e 18% terminaram no intermediário e 82% no avançado.

“Monitorar ogrupo Costurando o Futuro foi se sentir maravilhada por construir junto dessesartesãos e costureiros cada conquista, cada novo passo e cada sonho realizado.Novos clientes, coleção de produtos, ficha técnicas... quanta coisa aprendemos.O futuro é em Rede, e o presente seguimos construindo juntos, somando nossaspotências individuais”, conclui Camila.

 

____________

¹Artecom Alegria; Arte no Presente; Ateliê Caprichos da Cris; Charlotte Arte emCostura; CM&C Confecções; Construart; Cosbrin; Daiane Pereira Acessórios; Diacom Lua; Divina Agulha; DK Consultoria de Moda; Estilo Artesanato; Hasya; KAFU Bolsas;Tecoste Confecções; Teia – NUPE; Zuca's Artes.

Continue lendo