O que fazer com a sobra de camisetas de eventos e campanhas?

Eventos e campanhas publicitárias demandam uma série demateriais para comunicação. Banners, folhetos, uniformes, totens publicitáriose muito mais. Com a L’Oréal não foi diferente. No entanto, no lugar dedescartar o material que sobrou ela quis dar uma destinação ambientamente correta e socialmente justa.

O desafio

4 kg de camisetasdo Top Clube da Convenção SCA de 2017 sem utilidade dentro da L’Oréal.

A solução

O time da L’Oréal apresentou o resíduo que tinham ao nossotime de vendas. Junto com o nosso laboratório de produtos chegamos a umaalternativa de transformação. Decidiram que um bom recomeço para essas camisasera dar boas vindas aos novos colaboradores da empresa. Delas, surgiram 50 caderninhos A6.

Camisetas da L'Oréal ganham novo começo nas mãos de artesãs da Rede Asta

As Mãos quetransformam

Os artesãos responsáveis pela produção desses presentesforam os do grupo Mãos Brasil de São Gonçalo no Rio de Janeiro. Há 11 anos elesfazem peças a partir de resíduos e apesar de toda a experiência, a demandasurpreendeu o grupo.

“Trabalhar com as camisas da L'Oreal foi uma surpresa muitoboa. Sempre trabalho com tecidos coloridos e quando recebi a camiseta na cor pretapensei que não fosse gostar. Mas acabei me deparando com um produto clean echique. Depois que o silk foi aplicado ficou maravilhoso. Amei trabalhar oreaproveitamento dessas camisas. Que venham mais!” Angela Krugel | Artesã doMãos Brasil

E algo tão elegante merecia uma embalagem de acordo. Porisso, a própria artesã sugeriu que os cadernos fossem acompanhados de saquinhosfeitos também com a camiseta.

+ Impacto

A solução fez com que 93%do tecido fosse reaproveitado. Dos 4 kg de descarte, 3,750 kg ganharam uma nova utilidade.

E o impacto não parou na solução ambiental. A produção gerou renda aos artesãos dogrupo.

Cadernos e embalagens feitos com camiseta da L'Oréal

Se a L’Oréal estava em busca de impacto ambiental positivo,ela conseguiu. Em um único projeto transformou as camisas sem utilidade em algoútil para a própria empresa.  E foi além,gerou renda para artesãos brasileiros.

Continue lendo