Pertinho de Casa e Fundação Vale fortalecem a economia local

A Fundação Vale apoia a Rede Asta desde o início do Máscara + Renda, em 2020. Em 2021 o projeto evoluiu para o Rede + Renda, oferecendo uma visão ainda mais amplificada dos negócios locais, com uma gama de iniciativas que auxiliam costureiras e artesãs a deixarem seus negócios mais sustentáveis e fortes financeiramente.

Uma das iniciativas é o movimento Pertinho de Casa, lançado em 2020 pela Rede Asta, em parceria com a Accenture. A Pertinho está presente em 826 cidades de todos os estados e tem como propósito fomentar a economia local, conectando compradores e vendedores do mesmo território.

O Brasil conta com 55 milhões de nano e microempreendedores (entre MEIs, ME e informais), que juntos geram 50% dos empregos. Além de apoiar estes pequenos negócios, a economia local se expande, gerando mais renda, mais empregos, mais diversidade e mais resiliência econômica para bairros, comunidades e cidades.

Para além disso, toneladas de gases poluentes deixam de ser emitidos quando compramos de nossos vizinhos; produtos perecíveis chegam mais rapidamente e evitam o desperdício; os alimentos são servidos ainda frescos nas mesas; menos embalagens são usadas; a cultura local é valorizada; e a sensação de pertencimento se fortalece, garantindo que todos possam viver melhor.

O movimento Pertinho de Casa promove todos esses benefícios e traz a localização para as cidades brasileiras de forma estruturada, em larga escala.

Em 2022, com o apoio da Fundação Vale, a Pertinho de Casa entra na fase 2 de expansão em São Luís (MA), para ampliar o alcance entre micronegócios, ativando o consumo local.

Atualmente, a plataforma possui 950 pequenos negócios do território de São Luís, gerando mais de 320 contatos entre vendedores e consumidores.

Como para a Pertinho não existem fronteiras, em maio, o movimento chegou também a Parauapebas (PA), em parceria com a Amazônia TEC, e já conta com 11 empreendedores cadastrados, nos diversos ramos de atuação.

Continue lendo