A união e a perseverança como força motriz de empoderamento feminino

June 20, 2022

O grupo Charlotte de São Bernardo do Campo/SP poderiaser definido como um coletivo de costureiras especialistas em reaproveitamentode banners publicitários. Isso já não é pouco, mas não basta.

Djenane Martins, uma dasquatro fundadoras do grupo, tinha obesidade mórbida. Isso a deixava fora domercado de trabalho. Antes mesmo de solicitar os exames médicos já presumiamque ela teria hipertensão, diabetes e outras doenças que a  afastariam dafunção com frequência. Para ocupar seu tempo, fez um curso de costura. Motivadapela irmã, que costurava com a vizinha, começou a colocar alças em algumasblusas e tomou gosto pelo ofício.

Em 2009, sua vida mudou totalmente. Fundou aCharlotte com as amigas Eliane,Terezinha e Maria, fez uma cirurgia bariátrica e fez do seu trabalho lugar deempoderamento feminino e autoestima.

“Antesminha ocupação era assistir televisão. Saí de casa para costurar e vim para aCharlotte. Eu me empoderei como mulher. Agora eu sei gerenciar, fazer gestãofinanceira, eu sei vender.” 

Nocomeço de tudo, elas costuravam peças que vinham cortadas e elas só juntavam. Ovalor pago para esse tipo de serviço é muito baixo. Quando a prosta detrabalhar com reaproveitamento de banner de publicidade para a confecção debrindes corporativo chegou a elas, não tiveram dúvidas em mudar o modelo denegócio.

“Topamos o desafio e lá fomos nós tentar lançaralgo novo no mercado. Recebemos a primeira encomenda: 30 sacolas. Foi uma festana Charlotte. Quase soltamos fogos de artifício de tanta felicidade. Quemdiria que hoje produziríamos até 2.000 peças e trabalharíamos com mais de 30produtos, como ecobags, estojos, valises de viagens e organizadores.”

Hoje asquatro sócias enxergam o mundo com outro olhar, um mundo cheio de oportunidadese sonhos esperando para serem alcançados. A união, amizade e apoio entre elasfaz o negócio ser possível.

“Nadadisso teria sentido se não fosse pelas minhas queridas amigas e sócias Eliane,Terezinha e Maria. Como eu, elas nunca desistiram de sonhar, mesmo quandosaíamos de casa sem saber se teríamos um pró-labore no final do mês. A alegria nunca nos deixoupensar em desistir. Estamoscolhendo os frutos do nosso sonho e hoje a Charlotte é reconhecida comoum negócio social. E que venham muitos anos de trabalho, poiscomo dizem, o trabalho dignifica os homens. No nosso caso, as mulheres.”

Conheça mais sobre o grupo nesse vídeo e suas produções em parceria com a Rede Asta nessa produção de solução de upcycling para a seguradora Sompo, para a Agência Netza e sua participação na Escola de Negócio das Artesãs.