A região dos Amarais, em Campinas (SP), receberá um censo inédito dos negócios locais, que acontecerá de 22 de setembro a 31 de outubro. A iniciativa pretende identificar e valorizar empreendimentos formais e informais, reunindo dados que irão fortalecer a economia comunitária e destacar o protagonismo dos moradores.
No Brasil, de acordo com dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas responderam por sete em cada dez vagas formais criadas em 2024, evidenciando o papel estratégico dos pequenos negócios na geração de trabalho e renda.
Ao todo, o levantamento deve alcançar cerca de 7 mil domicílios nos bairros Jardim São Marcos, Santa Mônica, Jardim Campineiro e Vila Esperança — territórios que concentram uma intensa atividade empreendedora pouco registrada em estatísticas oficiais.
O projeto é fruto da parceria entre a Fundação FEAC, o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa (M.A.E Maria Rosa) e a Rede Asta, organizações que atuam em conjunto para mobilizar a comunidade e criar condições para que os negócios locais sejam reconhecidos e fortalecidos.
“O objetivo é colocar os negócios dos Amarais no mapa, reconhecendo a potência empreendedora que sustenta famílias e movimenta a economia local. Mais do que números, este censo é um retrato vivo de talentos e histórias que merecem ser valorizados”, afirma Alice Freitas, cofundadora da Rede Asta.
A pesquisa será realizada por uma equipe de recenseadores capacitados para conduzir entrevistas presenciais com comerciantes e empreendedores, além de registrar imagens de produtos, fachadas e pontos de venda. Para garantir a transparência, todos estarão identificados com crachá, camiseta oficial e página online de validação.
Os dados coletados vão compor um mapa digital interativo, acessível ao público, permitindo que consumidores, parceiros e redes de apoio conheçam melhor os negócios locais. Também será elaborado um relatório analítico para orientar ações de fomento e desenvolvimento comunitário.
Moradores e empreendedores dos Amarais estão convidados a receber os recenseadores e participar da pesquisa. Abaixo, você pode verificar o nome e a foto de todos os recenseadores do projeto:
O censo é um convite à comunidade para mostrar sua potência empreendedora. Quanto mais portas abertas, mais completo será o mapa que dará visibilidade aos negócios locais, fortalecendo o orgulho de pertencer aos Amarais.
Fundada em 2005, a Rede Asta é uma organização de impacto social que transforma a realidade de nano empreendedores e seus produtos artesanais através de educação, produtos de impacto e iniciativas locais. Nos 19 anos de atuação, gerou mais de R$20 milhões em renda para 30 mil pessoas em 369 cidades brasileiras, tornando-se referência como uma organização potencializadora da economia artesanal. A Rede Asta acredita que as produções artesanais são catalisadoras de uma economia local mais sustentável, resiliente e diversa com poder de criar um impacto sistêmico e apoiar a redução da desigualdade social. Para mais informações, acesse www.redeasta.com.br ou envie um e-mail contato@redeasta.com.br