“O ColaborAmerica é o lugar para pensar uma nova forma de se relacionar com o mundo. Um chamado à ação por mudanças concretas na sociedade.” Manuela Yamada - cofundadora do evento.
Ele vai acontecer na próxima semana, nos dias 09 e 10, na Fundição Progresso na Lapa. É um festival vivo, cheio de conexões para pessoas que querem pensar e construir uma nova economia com foco na sustentabilidade, na colaboração, na diversidade e na diminuição das desigualdades sociais na América Latina.
O tema escolhido para a terceira edição do evento é um convite para olhar o mundo como um sistema interconectado, complexo e auto-adaptativo. Mais do que contar sobre o Olhar para o todo, o vídeo tema do ColaborAmerica 2018 nos leva a refletir.
Alice Freitas, uma das fundadoras da Rede Asta conversará com outro sempreendedores sobre o Empreendedorismo Social: tendências e desafios no Palco Nise da Silveira na tarde de sábado. O painel vai abordar questões básicas sobre o que é empreendedorismo social, a razão de existir etc, mas também vai abordar pontos mais complexos sobre o papel dos negócios sociais na atualidade, as tendências e os desafios.
- Sábado às 12:00 | Alice Freitas – Rede Asta, Vera Cordeiro –Associação Saúde da Criança, Vandre Brilhante – CIEDS, Sandra Ortiz – BMW Foundation
Angélica Oliverira, gestora de projetos na Rede Asta, falará sobre "Lideranças Femininas no Futuro do Trabalho" contando sobre a experiência de estar a frenta dos Círculos das Empreendedoras no dia 10 de novembro, 11h30 às 13h.
Hugo Luiz e Roberta Lomonaco estarão no Market Place Consciente para apresentar os produtos dos artesãos de nossa rede. De 10h às 19h. É só chegar lá para ver, tocar, conhecer e levar para casa um pedacinho da Rede Asta.
Nos dois dias acontecerão 120 bate papos com pessoas de mais de 17 países. O formato do festival mistura palestras, workshops e mesas redondas com conteúdo artístico, por meio de exposições, shows, performances e oficinas livres. A estrutura do ColaborAmerica é em cima de cinco grandes eixos: Economia Colaborativa, Economia Circular, Arte & Cultura, Inovação& Tecnologia e Empreendedorismo Social.
Dá para conhecer a programação completa aqui nesse link e ir pensando quais são as atividades que você não quer ficar de fora de jeito nenhum. A variedade é grande e é tudo tão bom que se planejar é fundamentalpara não perder nada importante.
Os destaques desta terceira edição do ColaborAmerica são:
· MichaelBauwens, teórico belga fundador da P2P Foundation e um dos maiores especialistas do mundo em economia interpares (peer-to-peer/P2P).
Uma Economia do Comum para a Solidariedade, o Engajamento Significativo e um Planeta Sustentável
Palco Nise da Silveira
· LuísaSantiago, líder da Ellen MacArthur Foundation no Brasil, uma fundação internacional que atua para acelerar a transição para a economia circular.
Novas Economias como Vetores de Desenvolvimento
Palco Nise da Silveira
Cidades e a Economia Circular de Alimentos
Palco Nise da Silveira
· BayoAkomolafe, PhD nigeriano reconhecido mundialmente que, baseado em experiências espirituais pessoais, defende uma mudança de paradigmas como solução para a crise global.
Um Convite a Desacelerar: Agindo em Tempos Turbulentos
Palco Nise da Silveira
Um Gole para o Solo: O Pós-Ativismo da Água
Equipe Hólos
· JonathanDawson, coordenador da Schumacher College, na Inglaterra, e autor de várioslivros sobre atitudes inovadoras de sustentabilidade como a criação dasecovilas na Escócia que através de métodos criativos e modernos de sustentabilidade.
Enxergando além do Crescimento
Palco Nise da Silveira
Inovação para o Bem Comum
Palco Nise da Silveira
Todas as atividades do ColaborAmerica são gratuitas, mas precisa de inscrição. Onde? http://colaboramerica.org
Data: 9 e 10 de novembro de 2018
Horário: das 10h às 22h
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 - Lapa, Rio de Janeiro