ColaborAmerica 2018: um convite para Olhar para o todo

June 20, 2022

“O ColaborAmerica é o lugar para pensar uma nova forma de se relacionar com o mundo. Um chamado à ação por mudanças concretas na sociedade.” Manuela Yamada - cofundadora do evento.

Ele vai acontecer na próxima semana, nos dias 09 e 10, na Fundição Progresso na Lapa. É um festival vivo, cheio de conexões para pessoas que querem pensar e construir uma nova economia com foco na sustentabilidade, na colaboração, na diversidade e na diminuição das desigualdades sociais na América Latina.

Olhar para o todo

O tema escolhido para a terceira edição do evento é um convite para olhar o mundo como um sistema interconectado, complexo e auto-adaptativo. Mais do que contar sobre o Olhar para o todo, o vídeo tema do ColaborAmerica 2018 nos leva a refletir.

A Rede Asta no ColaborAmerica

Alice Freitas, uma das fundadoras da Rede Asta conversará com outro sempreendedores sobre o Empreendedorismo Social: tendências e desafios no Palco Nise da Silveira na tarde de sábado. O painel vai abordar questões básicas sobre o que é empreendedorismo social, a razão de existir etc, mas também vai abordar pontos mais complexos sobre o papel dos negócios sociais na atualidade, as tendências e os desafios.

- Sábado às 12:00 | Alice Freitas – Rede Asta, Vera Cordeiro –Associação Saúde da Criança, Vandre Brilhante – CIEDS, Sandra Ortiz – BMW Foundation

Angélica Oliverira, gestora de projetos na Rede Asta, falará sobre "Lideranças Femininas no Futuro do Trabalho" contando sobre a experiência de estar a frenta dos Círculos das Empreendedoras no dia 10 de novembro, 11h30 às 13h.

 Hugo Luiz e Roberta Lomonaco estarão no Market Place Consciente para apresentar os produtos dos artesãos de nossa rede. De 10h às 19h. É só chegar lá para ver, tocar, conhecer e levar para casa um pedacinho da Rede Asta.

A programação

Nos dois dias acontecerão 120 bate papos com pessoas de mais de 17 países. O formato do festival mistura palestras, workshops e mesas redondas com conteúdo artístico, por meio de exposições, shows, performances e oficinas livres. A estrutura do ColaborAmerica é em cima de cinco grandes eixos: Economia Colaborativa, Economia Circular, Arte & Cultura, Inovação& Tecnologia e Empreendedorismo Social.

Dá para conhecer a programação completa aqui nesse link e ir pensando quais são as atividades que você não quer ficar de fora de jeito nenhum. A variedade é grande e é tudo tão bom que se planejar é fundamentalpara não perder nada importante.

Os maiores destaques

Os destaques desta terceira edição do ColaborAmerica são:

·        MichaelBauwens, teórico belga fundador da P2P Foundation e um dos maiores especialistas do mundo em economia interpares (peer-to-peer/P2P).

Sexta – 9 de Novembro às 14h
Novas Economias como Vetores de Desenvolvimento
Palco Nise da Silveira
Sábado – 10 de Novembro às 17h

Uma Economia do Comum para a Solidariedade, o Engajamento Significativo e um Planeta Sustentável 

Palco Nise da Silveira

·        LuísaSantiago, líder da Ellen MacArthur Foundation no Brasil, uma fundação internacional que atua para acelerar a transição para a economia circular.

Sexta – 9 de Novembro às 14h

Novas Economias como Vetores de Desenvolvimento

Palco Nise da Silveira

Sábado – 10 de Novembro às 16:30

Cidades e a Economia Circular de Alimentos

Palco Nise da Silveira

·        BayoAkomolafe, PhD nigeriano reconhecido mundialmente que, baseado em experiências espirituais pessoais, defende uma mudança de paradigmas como solução para a crise global.

Sexta – 9 de Novembro às 17:30

Um Convite a Desacelerar: Agindo em Tempos Turbulentos 

Palco Nise da Silveira

Sábado – 10 de Novembro ás 14h

Um Gole para o Solo: O Pós-Ativismo da Água

Equipe Hólos

·        JonathanDawson, coordenador da Schumacher College, na Inglaterra, e autor de várioslivros sobre atitudes inovadoras de sustentabilidade como a criação dasecovilas na Escócia que através de métodos criativos e modernos de sustentabilidade.

Sexta – 9 de Novembro às 12:30

Enxergando além do Crescimento

Palco Nise da Silveira

Sexta – 9 de Novembro às 16:30

Inovação para o Bem Comum

Palco Nise da Silveira

Como participar

Todas as atividades do ColaborAmerica são gratuitas, mas precisa de inscrição. Onde? http://colaboramerica.org

Data: 9 e 10 de novembro de 2018

Horário: das 10h às 22h

Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 - Lapa, Rio de Janeiro