Economia circular: mais do que o consumo consciente, é a produção consciente

June 20, 2022

Falamos muito do consumo consciente e é um assunto mais doque necessário, mas não único. Podemos e devemos repensar o que compramos,usamos e quais os impactos do descarte desses bens futuramente. Porém, aprodução do que compramos também deve entrar em pauta. Como o produto foifeito? Quais as condições de trabalho de quem fez? Quais as condiçõesambientais? Como esse produto chegou até mim? E depois entram outras perguntasa nível de consumidor: qual a vida útil desse item? Posso dar novos usos?Quando nada mais for possível como eu descarto?

Em um mundo que a economia circular funcione, todos essesquestionamentos terão resposta porque as empresas que criam algo serão asresponsáveis pelo produto do começo ao fim de sua utilidade. Hoje estamosacostumados com o modelo linear de consumo e de produção: extrair, transformar,descartar. No modelo circular, um ecossistema aproveita a energia do outro.

Tirar isso do mundo dos conceitos para a prática é umdesafio. A Ellen MacArthur Foundation criou o Programa CE100, onde as empresasde cada país se comprometem a juntas buscar soluções circulares para o seusnegócios. No Brasil, a Rede Asta é um dos membros e em 2017, um relatórioinicial sobre Uma Economia Circular no Brasil foi lançado.

Boas práticas acontecendo por aí

Programa Crayola Colorcycle 

Canetinhas Crayola são transformadas em biocobustível em um processo circular

A fabricante de canetinhas Crayola, criou um programa quetransforma as embalagens de canetinhas que acabaram em energia limpa. Asescolas nos Estados Unidos e no Canadá criam postos de coleta para ascanetinhas que não tem mais uso, a Crayola envia um ticket de postagem, aescola encaminha os resíduos que irão para a empresa JBI, Inc., parceira daCrayola nesse modelo circular, lá eles tem um processo exclusivo para converterplásticos residuais em combustíveis ultra-limpos e com teor de enxofreultra-baixo. As emissões de seu processo P2O são menores do que o que um fornoa gás natural do mesmo tamanho produziria!

Crianças participando da ação da Crayola

O intuito da Crayola é criar consciência ambiental emparceria com as instituições de ensino para desde pequenos, as crianças jápensarem no impacto que as coisas tem no meio ambiente e soluções para que osaldo seja positivo.

Mas e no Brasil? Por aqui tem um programa da HP que vocêprecisa conhecer!

PlanetPartners da HP

Campanha da HP de reciclagem de cartuchos e toners

Noprograma você devolve para a HP os cartuchos vazios e ela recicla. Atualmente100% do plástico que ela recebe é reinserido na cadeia produtiva. Nos EstadosUnidos, eles viram um novo cartucho HP. Por aqui, eles se tornam parte deimpressora, parte de embalagem de notebook (como a alcinha das caixas) e outrosprodutos.

LojasKalunga e Carrefour são alguns dos postos que recebem gratuitamente seuscartuchos para encaminhar ao programa da HP, você pode conferir outros locaisaqui. Se você juntar mais de 5 cartuchos de tinta e/ou toners ou qualquer outroequipamento HP, eles são coletados na sua casa ou escritório ou a HP te mandaum voucher para você encaminhar para eles gratuitamente pelos correios.

Hámuito ainda ser feito, estudado e pensado. Se quiser entender mais de onde surgiua Ellen MacArthur Foundation, assista o vídeo da Ellen MacArthur sobre como suavida de velejadora e a volta ao mundo que deu, a fez repensar e querer fazeralgo mais concreto pelo Planeta: