Efeito Asta: acesso ao mercado para gerar novas oportunidades

June 21, 2024

Não é nenhum segredo: toda pessoa que empreende, seja de grande, médio ou pequeno negócio, enfrenta uma sequência interminável de desafios quase que diariamente. 

E se você acha que por liderarem seus próprios negócios as empreendedoras e empreendedores conseguem parar e organizar seu tempo para aprimorar seus conhecimentos, investir em networking e traçar estratégias de captação de novos clientes, a realidade é bem diferente.

Em resumo, o acesso ao mercado é poder começar a jornada de captação de clientes, realizar as primeiras vendas e aumentar essa base de clientes, gerando aumento de renda e, assim, trazer melhorias para o negócio poder crescer e se estabilizar. 

Sem uma rede de apoio e acesso ao mercado, as probabilidades de sucesso ficam em desfavor do(a) nano empreendedor(a).

Desafio enfrentado pelos nano empreendedores

Como dito anteriormente, para muitos microempreendedores e microempreendedoras, além da dificuldade de gerir várias áreas simultaneamente, vem a questão: como conquistar clientes.

Todo o “problema” se inicia com a falta de conhecimento e preparo para gerir esse pequeno negócio. 

Além disso, o desafio de conquistar os primeiros clientes se relaciona a outro obstáculo: ter o seu negócio (re)conhecido.

Apesar de já encontrarem essa primeira dificuldade, que é iniciar esse sonho e organizar as áreas básicas de um pequeno negócio como financeiro, produção, estoque e atendimento ao cliente, existe o desafio de entrar no mercado! E quando dizemos “entrar no mercado”, significa ter uma posição de negócio reconhecido e procurado pelos clientes, ter espaço para vender e se divulgar. 

Existem muitas formas de acessar o mercado e a primeira alternativa é o famoso “boca-a-boca” – especialmente se o dinheiro para investir em marketing é curto (ou nulo).

Em resumo, construir uma rede de apoio sólida e oferecer caminhos para que estes empreendedores acessem o mercado e consigam expor seus produtos e serviços é essencial para o sucesso do nano empreendedorismo. 

Efeito Asta


Promover ações e disponibilizar ferramentas que ajudam os empreendedores e empreendedoras a aumentarem suas rendas e conquistarem seu espaço no mercado.

Confira alguns projetos:

Projeto para produção de máscaras e EPI’s em parceria com Fundação Vale, Vale e 24 empresas apoiadoras, durante a pandemia de COVID 19.

  • Organizamos uma rede de costureiras em 22 estados do Brasil para produzirem máscaras em Escala e serem entregues para ONGs locais.
  • Mapeamos mais de mil organizações sociais para distribuir máscaras aos grupos mais vulneráveis.
  • Geramos renda para as costureiras, atendemos centenas de profissionais da saúde, de serviços essenciais e a população.

Essa incrível experiência gerou o documentário FIO DO AFETO que conta a história de 8 mulheres líderes que participaram das produções, tendo Heloisa Buarque de Holanda costurando a narrativa e Zezé Motta interpretando textos de Evaristo Conceição. 

Dignidade para vítimas da pobreza menstrual, renda para as costureiras e respeito ao meio ambiente.

  • Empresas parceiras definem o território onde querem atuar.
  • Captamos as costureiras para a produção dos absorventes de tecido.
  • Elas participam das formações da Escola de Negócios e montam lojas virtuais na Pertinho de Casa.
  • ONGs locais fazem os absorventes chegarem a quem mais precisa.
  • Evitamos mais acúmulo de lixo e plástico nos aterros sanitários.

Resultados em 2022

Com o apoio da BRK Ambiental, investindo mais de R$ 440 mil, realizamos no interior do Maranhão:

35.194 Absorventes produzidos

8.799 Jovens beneficiadas

63 Costureiras beneficiadas


Projeto com captação aberta para podermos produzir e beneficiar milhares de mulheres em 2023.

Para unir quem produz com quem quer comprar. 

  • Criado há dois anos pela Accenture e operado, hoje, 100% pela Rede Asta,

é uma plataforma para promover o nano empreendedorismo regional oferecendo formações, vitrines virtuais e conexões com consumidores locais.

  • Nano empreendedores têm espaço gratuito para expor seus produtos, criando seu catálogo digital
  • Consumidores encontram o que procuram e negociam direto com os empreendedores,sem precisar se deslocarem para outras regiões.

Ações territoriais

  • Em parceria com empresas e fundações desenvolvemos estratégias de desenvolvimento do nano empreendedorismo territorial realizando: 
  • Articulação diferentes stakeholders locais (Sebrae, prefeituras, ongs, sociedade 
  • Realiza e/ou faz curadoria para realização de feiras locais 
  • Promove formação constante aos empreendedores 
  • Promove redes de apoio entre empreendedores locais 


Quem é a Rede Asta?

A Rede Asta existe há 15 anos. E foi assim que tudo começou…

Mas isso foi há muito tempo e, de lá até aqui muitas coisas mudaram, evoluíram e se transformaram em algo maior (e melhor)!

A Rede Asta se tornou uma das únicas organizações do Brasil que viveu da venda do artesanato por 9 anos! Logo, surgiu a ideia de transformar isso que sabemos numa Escola de Negócios para Artesãs para que elas também aprendam o que aprendemos. 

Nossa abrangência e impacto
Desde 2005 , apoiando nano empreendedoras a crescer

+ 15 mil mulheres empreendedoras apoiadas diretamente

R$20 milhões em renda gerada S

Mais de 230 cidades com ações realizadas 

Média de 40%  no aumento do faturamento após passar pelas formações  

Rede Asta

Para impulsionar negócios, vidas e sonhos.