Encontre artesãos mineiros em sua próxima viagem para Minas Gerais

June 20, 2022

A cultura mineira é rica, encanta e quem vai uma vez para Minas quer sempre voltar. São 853 municípios cheios de artesãos tradicionais, gastronômicos e artistas que somam as belezas naturais da região. Para facilitar seu encontro com eles nasceu o site Pouso e Prosa: roteiro do artesanato com o mapeamento digital desses pequenos produtores.

Gerar renda para a população local é fundamental em cidades turísticas. De acordo com o Ministério do Turismo Brasileiro: “Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade.” Conseguir encontrá-los com facilidade é maravilhoso para a economia não só da cidade, mas de todo o país.

Localizando os artesãos de Minas Gerais

um casal olhando um mapa sorrindo

A navegação no Pouso e Prosa é bem fácil. Você pode encontrar artesãos onde você for viajar através dos filtros de cidade, produtos (para colecionador é um prato cheio para encontrar seus objetos de coleção), matéria-prima e segmento.

Quem administra a inserção são os próprios artesãos que vão voluntariamente ao portal se colocar no mapa. Eles mesmos dizem de onde são,qual tipo de artesanato fazem, seus dados de contato para serem encontrados pelos turistas e sobem as fotos dos seus trabalhos.

O site funciona como um buscador, não como loja virtual. Ele promove encontros presenciais entre turistas e produtores locais. Uma grande oportunidade de conhecer as mãos que tecem, esculpem, bordam e transformam matéria-prima em produtos de decoração, moda, souvenires e  deliciosa gastronomia regional. É a chance de aprender ao vivo e a cores com quem produz e repassa no dia a dia a cultura de Minas Gerais para os turistas. Oportunidade de ouro.

Atenção mochileiros e amantes de road trips!

casal olhando um mapa no capô do jeep escrito turismo de Minas
Foto do blog Turismo de Minas

Há ainda uma busca para cada um dos municípios contando suas histórias, contato das assessorias, links importantes sobre o local, os principais eventos da região, quais são as cidades próximas, a quantos quilômetros de distância está de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Vitória e qual é o aeroporto mais próximo.

Os pontos turísticos também estão listados. Eles podem ser filtrados por cidade, classificação (patrimônio cultural ou natural) e tipo (praça, cachoeira, alambique, trilhas, reservas indígenas, etc).

Contos e causos mineiros para os curiosos de plantão

Menino com notebook olhando para senhora fazendo artesanato em um campo com bolsa de palha e gatinho ao lado
Imagem da área de Contos e Causos do site Pouso & Prosa

Quem vai a Minas não sai sem ouvir um bom causo. Se na volta bater saudade ou quiser chegar por lá puxando conversa e conquistando corações, o Pouso e Prosa tem uma sessão cheia de Contos e Causos. Compensa ir ler alguns só por diversão também.

O Pouso e Prosa é uma ajuda e tanto para quem quiser se aventurar a conhecer cada pedacinho do estado de Minas Gerais. O risco é se apaixonar. Mas não tem coisa melhor do que andar com sorriso bobo de apaixonado. Certo? Vale o efeito colateral. Visite, prestigie os produtores locais de cada região.

 ___________________

Em tempo: artesãos de todo o país podem criar vitrines virtuais de seus produtos na Plataforma Asta e lojistas podem localizar no Mercado Asta esses produtores para revender em seus negócios produtos genuinamente nacionais com a curadoria da nossa equipe.