Lucimara e a Hasya Confecção

June 20, 2022

Sabe aquela paixão que você não sabe bem como começou? LucimaraCamargo, fundadora da Hasya Confecção, tem isso com a costura. Desde criançasuas bonecas tinham roupinhas feitas pelas suas mãos.

“Eu tinha apenas 9 anos de idade, quando um dia minhamãe saiu para fazer compras, e eu armei aquela ”Vigorelli” antiga, passei alinha conforme tinha visto ela fazer e comecei emendar aqueles retalhos quepreviamente eu deixei cortado para essa aquela oportunidade...”

 Nesse dia, elafez tudo escondido. A fascinação e noção de como a máquina funcionava vinha doolhar sua mãe trabalhando. Costurar sem técnica é perigoso, por isso, seu paiintercedeu para que a mãe ensinasse a menina a usar o equipamento. Com tãopouca idade as escolas não a aceitariam e o dinheiro era curto.

“E lá estava eu: feliz da vida confeccionando meuprimeiro short que foi cortado pela minha mãe!”

Aos 15 anos, decidiu sair de Ponta Grossa no Paraná rumoa grande São Paulo para tentar entrar em uma confecção e aprender mais sobre atécnica que tanto a encantava. Não foi tão simples, precisou ser babá egarçonete para se sustentar até que a primeira grande confecção dar espaço paraela trabalhar e ter o primeiro contato com máquinas industriais.

“Me apaixonei por elas! Toda vez que acabava o serviçono setor em que eu trabalhava,eu ia ajudar em outros setores porque eu queriaaprender trabalhar em todas aquelas máquinas. Fiz de cada empresa que trabalhei,uma escola e de todas a minha faculdade”.

Quando voltava para casa após a jornada de trabalho aindatinha várias clientes da vizinhança esperando. Apesar da pouca idade, eraresponsável pelo seu próprio sustento e isso não deixava margem para que pagassecursos. O de modelagem ela começou, mas quitar as contas junto com curso ematerial se mostou inviável. O jeito foi usar seu talento e desenvolver seupróprio método. Com 22 anos seu acabamento já era impecável e deu a ela umavaga como orientadora técnica de costura em uma escola de moda. Lá pôdeaperfeiçoar seu trabalho com os moldes.

“Essa foi a minha oportunidade de ouro! O treinamentoque deveria durar um mês intensivo e eu realizei em 2 semanas, tamanha foi aminha dedicação. Afinal, eu estava em uma tão sonhada escola de moda. E omelhor, não estava pagando nada. Ao contrário,estava recebendo por isso!”

Após seu casamento, ainda trabalhava fora, mas começoua comprar suas máquinas para trabalhar poder trabalhar somente por contaprópria e acompanhar de perto a criação dos filhos pequenos. Após emprestimo eorientação da Aliança Empreendedora, comprou o último equipamento que desejavapara sua oficina e saiu da informalidade.

Como aprender para fazer melhor sempre foi sua forçamotivadora, buscou capacitação em outros lugares. Aprendeu silk screen etécnicas de vendas. Conquistou clientes corporativos, além da confecção deroupas sociais e de festa para clientes particulares e das feiras livres. Tudoestava funcionando bem até que seu esposo faleceu e recomeçar não foi fácil.

“Eu tinha uma grande perspectiva e estava muito, masinfelizmente em 2011 fiquei viúva. Perdi o chão e a motivação para continuarsozinha,pois ele me ajudava muito na feira e tive que cancelar minha licença. Fiqueisem trabalhar por alguns meses e pensei até em me desfazer de todo oequipamento da oficina. Mas esse dom foi Deus quem me deu, assim como tudo oque tenho conquistado até agora. Quando fiz uma retrospectiva desde quandocomecei, o quanto foi difícil comprar cada equipamento,quantas privações eu eminha família passamos, noites sem dormir confeccionando as encomendas, quantasvezes abri mão de passeios, lazer ou até mesmo de um descanso no final desemana.”

O trabalho na Hasya voltou e a satisfação no rosto daspessoas ao usar uma peça feita por suas mãos, que é a sua grande motivação,ajudou nesse processo de retomada. Hoje em seu ateliê de 32m² na periferia de Diadema trabalha com duasfilhas e a terceira ajuda sempre que a produção cresce. Bordadeiras, estampariae motoboy são parceiros para que cada entrega seja de confecção de roupa ou de acessório aconteça com qualidade e perfeição.

“Sou movida a desafios, abraço cada  oportunidade e tenho muita fé em Deus que tudojá deu certo.Tenho essa frase comigo: Sevocê acha que pode ou que não pode, você está certo.”
Hasya Confecção: Lucimara e filhas