Outubro Rosa: conheça a história da artesã que venceu o câncer

June 20, 2022

Magali descobriu o primeiro nódulo no seio em 2002 ao fazero autoexame. De início, a notícia foi devastadora. “Eu fiquei sem chão, choravadia e noite”, conta. Foi necessário fazer uma cirurgia para a remoção do nódulo– seria a primeira de seis em dez anos. Ela não estava sozinha na luta contra adoença: a mãe e a irmã também tiveram câncer de mama.

A força para enfrentar o câncer veio da fé e do talento.Para passar o tempo e espantar a solidão, Magali começou a pintar os móveis dacasa e se descobriu artesã. Quando terminou o tratamento do primeiro nódulo, játinha renovado a casa toda. E não parou mais. Fez cursos de cestaria comjornal, crochê, mosaico com casca de ovo... Em 2007 fundou o Projeto MulherReciclando, onde voluntários oferecem aulas de técnicasartesanais para mulheres da comunidade Malvina, em Macaé, RJ.

Magali Machado e artesãs
Magali Machado e as artesãs do Promur em oficina

Em 2012, com o diagnóstico do sexto nódulo, os médicosindicaram uma solução mais radical: a retirada das duas mamas. Se em 2015 essadecisão foi polêmica até para a atriz hollywoodiana Angelina Jolie, comofoi para a artesã Magali? Um alívio.

 “Foi bom porque nãoteve tempo do câncer se espalhar. Fiquei com duas cicatrizes, mas tenho o apoiodo meu marido e não vejo problema nenhum. Não coloquei a prótese de silicone enão me incomodo”.

O câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres. NoBrasil são quase 60 mil novos casos por ano. Quando o diagnóstico é feito noinício, a chance de cura é de 95%. Por isso fazer é preciso fazer o autoexame sempre e procurar ao médico a qualquersinal de alteração nas mamas. Magali incluiu o autoexame e o acompanhamentomédico na rotina e procura alertar outras mulheres. “Fazer o autoexame éimportante para descobrir qualquer problema o mais cedo possível”.