Projeto impulsiona negócios artesanais e gera aumento de 90% no faturamento de participantes

December 5, 2024
Escola de Negócios - Turma Energisa + BRK fortalece a renda de empreendedoras ao fomentar o setor artesanal e a economia local

A Escola de Negócios – Turma Energisa + BRK formou em novembro 118 mulheres do setor artesanal, beneficiando outras 356 pessoas indiretamente. O projeto, focado no desenvolvimento de empreendimentos do feito à mão, gerou um aumento médio de 90% no faturamento dos negócios das participantes.

Com uma abordagem prática e voltada para o mercado, a Escola de Negócios tem apoiado centenas de nanoempreendedoras a expandir suas oportunidades e solidificar suas marcas no setor artesanal.

Este projeto visa transformar a atividade artesanal em um negócio viável e sustentável, promovendo a autonomia financeira e o desenvolvimento pessoal das participantes através de educação e rede de apoio.

Uma pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo 2023 aponta que as mulheres representam 54,6% do empreendedorismo potencial no país. Este dado reflete uma mudança significativa no cenário do empreendedorismo brasileiro.

Neste contexto, a Escola de Negócios – Turma Energisa + BRK surge como uma resposta fundamental para o fortalecimento da participação feminina no mercado. 86% das participantes do projeto são pardas ou pretas. Esses números também refletem a realidade da pesquisa da GEM, que aponta a predominância de empreendedores pretos ou pardos no Brasil, alinhando o projeto a uma necessidade urgente de inclusão e suporte a essas mulheres.

“A Turma Energisa + BRK da Escola de Negócios é uma prova do impacto que projetos voltados à educação empreendedora têm na construção de negócios mais sólidos e sustentáveis. Além dos resultados financeiros, o projeto promove a inclusão, autonomia e fortalecimento da identidade empreendedora dessas mulheres, que são a base do nanoempreendedorismo no Brasil," afirma Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta.

Além do expressivo aumento no faturamento do negócio, a composição da renda familiar dessas mulheres contou com um crescimento de 11%, enquanto a renda total das participantes cresceu 16%. Essas conquistas vieram acompanhadas de melhorias no controle financeiro, realização pessoal e autonomia empreendedora.

“Minha vida mudou muito, e minha visão ampliou de tal forma que consegui fazer bons negócios. Conheci novas pessoas, fiz amizades e clientes, e consegui contratar vizinhas e amigas para me ajudar em grandes encomendas,” conta Sandra Esteves Gonçalves, uma das participantes.

O sucesso do projeto só foi possível graças aos financiadores Energisa e BRK Ambiental e o apoio do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura. Essas empresas acreditam no poder do empreendedorismo e do feito a mão como fatores relevantes de impacto social.

Para saber mais sobre a Escola de Negócios acesse o nosso site: https://www.redeasta.com.br/o-que-fazemos/cursos-e-treinamentos 

_____________________________________________________________________________________


Sobre a Energisa

O grupo atua nos seguintes segmentos:

Distribuição de energia elétrica: A Companhia controla 9 distribuidoras localizadas nos Estados de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Acre e Rondônia, com uma área de concessão que atinge 2.035 mil Km2, equivalentes a 24% do território nacional. Atende cerca de 8,5 milhões de consumidores.

Serviços: A (re)energisa é a marca do grupo responsável pela gestão e comercialização de energia e de gás no mercado livre, prestação de serviços de valor agregado e geração distribuída de fontes renováveis, com capacidade instalada de 321,5 MWp no 3T23 e 82 plantas.

Transmissão de energia: Esse segmento totaliza 12 concessões de transmissão, dos quais 8 ativos operacionais e 4 em construção, com aproximadamente 3.118 km de linhas de transmissão e 14.604 MVA de capacidade de transformação.

Geração solar centralizada: Duas usinas fotovoltaicas totalizando 70 MWp, energia totalmente comercializada no mercado livre.Este trecho vem da BRK

Distribuição de gás natural: O Grupo Energisa concluiu a aquisição da ES Gás em julho de 2023, concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, e atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 80 mil unidades consumidoras.

Biogás: Em agosto de 2023, o Grupo Energisa adquiriu  a AGRIC, empresa de compostagem de resíduos orgânicos industriais para produção de biofertilizante e será produtora de biogás e biometano.

Sobre a BRK Ambiental

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil. Nossos serviços beneficiam milhões de pessoas em todas as regiões do país e acreditamos no potencial inovador da parceria entre poder público e iniciativa privada.   

Atuam na gestão dos serviços de água e esgoto, construindo soluções de desenvolvimento sustentável onde estamos presentes e políticas de gestão corporativa seguindo nosso propósito e compromisso ESG. Nossa responsabilidade é transformar o bom serviço em bem-estar para todos. 

Sobre a Rede Asta

Fundada em 2005, a Rede Asta é uma organização de impacto social que transforma a realidade de nano empreendedores e seus produtos artesanais através de educação, acesso ao mercado e rede de apoio. 

Nos 19 anos de atuação, gerou mais de R$20 milhões em renda para 30 mil pessoas em 369 cidades brasileiras, tornando-se referência como uma organização potencializadora da economia artesanal.

A Rede Asta acredita que as produções artesanais são catalisadoras de uma economia local mais sustentável, resiliente e diversa com poder de criar um impacto sistêmico e apoiar a redução da desigualdade social.

Para mais informações, acesse www.redeasta.com.br ou envie um e-mail contato@redeasta.com.br