No último dia 21 de fevereiro, 340 mulheres empreendedoras concluíram uma formação gratuita que fortaleceu seus negócios e ampliou sua autonomia financeira. Com acesso a aulas, ferramentas estratégicas e uma rede de apoio, as participantes aumentaram o faturamento de seus empreendimentos em 83%. O impacto se estendeu além das empreendedoras, alcançando indiretamente mais de 1.200 pessoas, incluindo suas famílias e comunidades.
Dados recentes mostram que programas como esse são fundamentais para o avanço da equidade no setor. Mulheres representam cerca de 46% dos empreendedores iniciais no país, mas enfrentam obstáculos como dificuldade no acesso a crédito, além da ausência de suporte e rede de apoio.
A Escola de Negócios é um projeto da Rede Asta, organização social que há 19 anos potencializa nanoempreendedoras, produções artesanais e economias locais. Com o objetivo de apoiar mulheres à frente de pequenos negócios, o projeto contou com o patrocínio da Transportadora Associada de Gás – TAG, que detém a maior rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, e da Harald, referência no mercado de chocolates para confeitaria, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Para Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta, investir no desenvolvimento de mulheres empreendedoras é um passo essencial para transformar as economias locais. “Cada mulher que se forma e fortalece seu negócio contribui para um impacto social muito maior. O crescimento delas reflete diretamente na geração de renda, na autonomia financeira e no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuam”, afirma.
Simone Muniz, aluna da Escola de Negócios, destaca o impacto da troca entre as colegas de turma: “Cada encontro, cada orientação recebida, me fez perceber o quanto somos capazes de evoluir, especialmente quando contamos com uma rede de apoio tão sólida e dedicada. Hoje, olhar para trás e ver os avanços conquistados é motivo de muito orgulho”, afirma a empreendedora de Pernambuco.
Para Andréa Lima, de Fortaleza, a experiência foi um reencontro consigo mesma: “Foi muito importante para me reconectar com a empreendedora que estava adormecida dentro de mim. Sou grata por todo o aprendizado que tive”, diz a aluna.
Durante toda a jornada, as empreendedoras receberam bolsas de estudo e, ao final do projeto, 34 delas foram premiadas com o valor de R$ 1000,00 (mil reais) em capital semente, um incentivo financeiro que possibilita o investimento e o crescimento dos seus negócios.
A Escola de Negócios da Rede Asta já formou mais de 3 mil mulheres empreendedoras em todo o Brasil. Focada especialmente no setor do feito à mão, a iniciativa busca transformar a atividade artesanal em um negócio viável e sustentável, promovendo autonomia financeira e desenvolvimento pessoal através de educação e rede de apoio.
A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, com aproximadamente 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, empresa líder em energia renovável do país, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, e a CDPQ, grupo de investimentos global, com 50% de participação.
Líder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, TOP e Confeiteiro. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.
Há 19 anos, a Rede Asta potencializa nano empreendedoras, produções artesanais e economias locais através dos programas de Cursos e Treinamentos, Produtos de Impacto e Iniciativas Locais. A organização tem se dedicado a promover o feito à mão como um catalisador de uma economia local mais sustentável, resiliente e diversa com poder de criar um impacto sistêmico e apoiar a redução da desigualdade social.
Para mais informações, acesse redeasta.com.br.