A Rede Asta firmou mais uma parceria para garantir melhorias no cenário do feito à mão do Brasil. De maio a dezembro de 2023, nós atuaremos lado a lado com o Grupo Ultra em busca do reconhecimento e da profissionalização de 120 artesãs brasileiras.
Com milhares de pessoas empreendendo no artesanato, o país experimenta uma crescente demanda de consumo por produtos feitos à mão. Seja para decoração de suas casas, no universo da moda e de acessórios ou mesmo para realização de festas e eventos, o fato é que há um aumento na busca pela arte produzida baseada na cultura popular.
Dados oficiais do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab) mostram que, somente em 2022, o número de artesãos mais que dobrou de janeiro a agosto.
Por isso, a Rede ASTA valoriza a artesã brasileira impulsionando o seu nível profissional, social e econômico, bem como promove a empresa artesanal. Além de transformar resíduos em produtos bons, bonitos e do bem, queremos transformar artesãs em empreendedoras.
Com mais de 80 anos de atividade, o Grupo Ultra tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo e inovação de novos produtos, operações, processos e no desenvolvimento de novos nichos de mercado, sempre priorizando a sustentabilidade como elemento fundamental em todos os modelos de negócio.
Por meio de seus negócios, o Grupo Ultra está presente em quase todos os estados do Brasil e no Distrito Federal: A Ipiranga, que distribui e comercializa combustíveis e lubrificantes. A Ultragaz, líder no mercado de distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil e a Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos.
É o parceiro perfeito para gerarmos valor e trazermos investimentos para o mercado do que é feito à mão!
A Escola de Negócio das Artesãs é uma formação empreendedora para os profissionais do feito à mão com linguagem acessível e conteúdos aprofundados e relevantes para quem deseja encarar seu trabalho artesanal como um negócio.
O grande diferencial é que ela foi construída por uma empresa que vende produtos artesanais no mercado brasileiro desde 2005. Toda essa experiência foi transformada em aulas de gestão, financeiro, formalização, precificação, design, marketing e muito mais com foco no potencial da economia do feito à mão. Acreditamos que esses conhecimentos são fundamentais para aumentar as vendas, melhorar produtos, criar posicionamento de marca, construir relacionamento com os clientes e transformar artesãs em empreendedoras.
O projeto tem como foco a formação de 120 artesãs de 11 cidades brasileiras pela Escola de Negócios da Rede Asta. O projeto tem duração de 5 meses, englobando aulas online, lives com assuntos relacionados à gestão de negócios, design de produtos e mídias sociais. Teremos, também, o desenvolvimento de catálogo de produtos para toda a turma, bolsa de estudos para as alunas ativas e, ainda, a realização do concurso Entusiasta, que premia com um capital semente no valor de R$1.000,00 (hum mil reais) 12 artesãs! São R$12mil reais destinados para que as artesãs invistam em seus pequenos negócios.
O projeto atuará em 11 cidades brasileiras:
Fortaleza/CE
Cabo de Santo Agostinho/PE
Ipojuca/PE
Betim/MG
Canoas/RS
Macapá/AP
Manaus/AM
Belém/PA
Araucária/PR
Barueri/SP
Rio de Janeiro/RJ (Região do Caju)
Todos os artesãos que moram no Brasil. Conforme o último mapeamento da PNAD, existem aproximadamente 10 milhões de artesãos no país. Nosso sonho é alcançar a cada um deles.
A resposta é NÃO, artesãos podem fazer parte e são muito bem-vindos. A Escola de Negócio das Artesãs é aberta para qualquer pessoa que deseja empreender nesse mundo do feito à mão independente de gênero, sexualidade ou crença.
Optamos por usar no feminino, pois no Brasil 77% dos profissionais que se declaram como artesãos são mulheres. Por serem maioria, com a licença da língua portuguesa, usamos no gênero feminino.
A região do projeto é definida pela área que a empresa financiadora deseja impactar e ao número de pessoas que o projeto pode sustentar.
A seleção dos artesãos que estarão nas turmas costuma ser feita pela Rede Asta. Estar na Plataforma Asta é fundamental para te conhecermos e termos meios de te convidar a integrar a turma. Durante a etapa de seleção de grupos para novos projetos, olharemos os artesãos cadastrados na Plataforma Asta na região que iremos aplicar as aulas e faremos uma entrevista para entender se existe interesse em participar e se há disponibilidade para comparecer às aulas nos dias e horários definidos.
Após todas as informações anteriores, pode-se perceber que fazer o cadastro completo com todos os dados é fundamental para podermos ver os perfis dos artesãos e artesãs para convidá-los para futuras turmas.
A Escola de Negócio das Artesãs está disponível na Plataforma Asta e para começar basta se cadastrar no site www.plataformaasta.com.br ou no aplicativo Plataforma Asta disponível para celulares Android e IOS.