Ao longo de quase duas décadas, a Rede Asta impactou diretamente 30 mil pessoas, gerou R$20 milhões em renda e levou iniciativas de inclusão produtiva para 369 municípios brasileiros. A organização coloca o feito à mão no centro da geração de renda e do desenvolvimento local, estruturando negócios liderados por mulheres.
A Rede Asta é uma rede de oportunidades para mulheres que encontram na produção artesanal, além de uma fonte de renda, um caminho de propósito, autonomia e impacto.
No Brasil, 46% dos nano negócios fecham em dois anos por falta de acesso ao mercado, formação e rede de apoio. É nesse cenário, onde mais de 14 milhões de MEIs e 40 milhões de empreendedores informais enfrentam vulnerabilidade e informalidade, apesar do alto potencial econômico, que a instituição atua para construir alternativas.
A organização acredita no poder das pequenas revoluções para gerar grandes evoluções, combinando oportunidades, apoio, inovação e sensibilidade para acolher as histórias por trás de cada empreendedora.
As formações oferecidas resultam em um aumento médio de 40% no faturamento das participantes, contribuindo para a consolidação de economias locais em diferentes regiões do país.
“O que construímos nesses quase 20 anos mostra que o feito à mão pode ser uma força revolucionária quando há investimento certo, redes de apoio e espaço para que as mulheres sejam protagonistas de suas histórias”, afirma Alice Freitas, cofundadora da Rede Asta.
O trabalho é focado no fortalecimento de mulheres que representam a força de diversas comunidades. Dessas empreendedoras, 60% são negras ou pardas, 56% atuam como chefes de família e 50% vivem em periferias ou áreas rurais. A maioria (52%) sobrevive com até dois salários mínimos, o que evidencia o impacto direto da atuação da Rede Asta nos lares com menor acesso a oportunidades.
A atuação da organização se divide em três programas principais, com projetos voltados à formação e ao fortalecimento de nanoempreendedoras em todo o país:
O objetivo é formar mulheres para desenvolver negócios sustentáveis a partir de suas habilidades manuais. Para isso, a Rede Asta oferece projetos como a Escola de Negócios, que acelera a gestão financeira, planejamento e vendas; a Escola de Design, focada em produto e identidade visual; o Prepara, curso introdutório para iniciantes; e o aplicativo Precifique, que auxilia na precificação e gestão.
Mais de 7 mil mulheres já passaram pelos cursos e receberam mais de R$800 mil em bolsas e capital semente. O resultado é um aumento médio de 40% no faturamento, comprovando o impacto da educação empreendedora na transformação de vidas e comunidades.
O programa promove geração de renda e transformação social por meio de projetos inovadores que enfrentam desafios urgentes. O projeto Máscara + Renda mobilizou 3 mil costureiras para produzir 8 milhões de máscaras, gerando R$11 milhões em renda e protegendo comunidades vulneráveis. O Mulheres + Renda combate à pobreza menstrual com a confecção de absorventes sustentáveis, beneficiando 30 mil pessoas e gerando renda para as produtoras. Já o Pulso RS capacita mulheres para produzir pulseiras de crochê, apoiando a reconstrução de vidas após as enchentes no Rio Grande do Sul.
O impacto inclui mais de R$10 milhões em renda direta, 30 mil kits de absorventes doados e 19 mil pulseiras produzidas, que geraram cerca de R$190 mil em renda direta para mulheres afetadas pelas enchentes no RS.
O programa fortalece ecossistemas produtivos de baixo carbono por meio de feiras e do Mercado Local, onde empreendedoras aprimoram vendas e ampliam sua rede de clientes; da plataforma Asta Maps, que conecta produtoras a compradores; e da Mobilização Produtiva Local, que fortalece cadeias produtivas sustentáveis com formação e redes de venda.
Nas feiras da Rede Asta, foram movimentados R$ 330 mil em vendas diretas, com destaque para o Mercado Local de Nova Friburgo (RJ), que faturou R$ 165 mil em seu primeiro ano. A Mobilização Produtiva Local atendeu mais de 1.000 negócios, gerando R$ 2 milhões em receita.
Ao longo de sua trajetória, a Rede Asta articulou parcerias com 101 empresas, institutos e fundações, como a Fundação Vale, Petrobras, Grupo Ultra, Instituto Coca-Cola, Aliança Empreendedora e Sebrae, alinhando seus projetos às estratégias de ESG e responsabilidade social.
Cada nova parceria reforça o compromisso da organização com um futuro mais justo, sustentável e inclusivo: uma revolução de cada vez.
Em 2025, a Rede Asta segue expandindo suas frentes de atuação, com novos projetos previstos em diferentes regiões do país.
Empresas, institutos e organizações interessadas em desenvolver ações de impacto junto à Rede Asta podem entrar em contato pelo site www.redeasta.com.br ou pelo e-mail contato@redeasta.com.br.