Sandra Portella: Arte em Crochê

June 20, 2022

Por que colocar seu nome na marca?

Sandra fez crochê para algumasmarcas. Fez a mão peças que foram comercializadas e quem comprou nunca soubedas horas que ela passou trançando a linha, da história que vinha com a arte emcrochê que vestia. Por isso, a artesã decidiu que cada roupa, objeto dedecoração ou acessórios que fizesse seria vendido pela marca Sandra Portela:Arte em Crochê.

E quem é Sandra Portella e quehistória é essa tecida em cada peça?

Sandra Portella aprendeu a bordar e afazer crochê com a mãe. Aos 8 anos as agulhas e as linhas já a encantavam. Suacriatividade transbordava nas peças que aprendia a fazer em família.

Durante 18 anos trabalhou em grandesempresas do comércio. Em 2006, ficou desempregada e o que aprendeu aindapequena se tornou renda. Enxergou nesse momento que aquele talento parado erauma alternativa a crise que se encontrava.

Quatro anos depois, encontrou novoshorizontes através das reuniões do Banco da Providência e da Agência de família.Estimulada por essas reuniões feitas para famílias de comunidade, Sandracomeçou a participar da Grife da Providência. Seu artesanato ganhou novastécnicas. Junto ao bordado e ao crochê, bijuterias entraram no seu portfólio.Seu crochê também ganhou novas possibilidades. O que antes era feito apenas nobalé de linhas com agulhas,  incluiu na dança corda, malha, Lycra e outrosmateriais. Marcas de moda e decoração passaram a encomendar suas peças. Arenda era bem-vinda, lógico. Mas ela passou a querer mais. Porque algumaspessoas podem assinar peças e ela não?

“O meu sonho é ver meu trabalhoreconhecido, com meu nome, pois já fiz belos trabalhos onde aparecia só o nomeda marca. Claro que quero ter um retorno financeiro, mas o que me encanta é vero brilho no olhar do outro quando vê algo que eu criei.”

Sua paixão, seu foco é o crochê. Énesse trançado que seu coração bate. É esse trançado que permite que ela estejasempre ao lado do Léo, seu filho. É esse trançado que possibilita que elatrabalhe e cuide de cada necessidade que ele tem. É esse trançado que a anima avencer cada luta que a vida apresenta.

 Em 2015, Sandra teve um AVC,perdeu o movimento do lado esquerdo e ficou com dificuldade de fala. Léo, seufilho, tem hidrocefalia. Uma condição que o torna dependente de cuidados. A mãede Sandra havia partido naquele ano e seu companheiro, decidiu sair de casa.Nesse momento, o crochê foi sua força.  

“O crochê me ajudou a me recuperar,pois fiquei muito deprimida e com medo por esta sozinha. O crochê foi meucalmante, minha distração.”

Hoje, Sandra Portella quer que quemvista seus produtos ou decore sua casa com eles saiba que é mais do que umadorno. Sandra Portella: arte em decoração é história de vida contada em linha.

Peso de porta de gatinho feito de malha

Peso de porta de gatinho feito de malha

Peso de porta de tartaruga feito de malha

Peso de porta de gatinho feito de malha

Peso de porta de gatinho feito de malha

Bonsai, suculenas e cactos feitos de malha