A ONU já alertou que estamos consumindo o planeta mais rápido do que ele é capaz de se regenerar. Nosso consumo desenfreado gera impacto negativo sobre o mundo e precisamos pensar sobre isso.
É necessário ter em mente que cada coisa que compramos e usamos consome um pouco do planeta. Seja na poluição que ela vai gerar, ou seja nos recursos naturais utilizados para a a sua produção, a Terra é impactada. Os modelos de produção precisam ser repensados e o que já existe precisa ser reutilizado. Por isso, a provocação é para os dois lados dessa história: quem faz e quem consome. Como consumidores, precisamos pressionar os produtores a gerarem coisas sem deixar rastro de destruição. Por nossa vez, é necessário também que nos monitoremos a consumir itens mais sustentáveis. Senão, absurdos como mostrados abaixo continuarão a acontecer:

Tem como fazer diferente. Na verdade, fazer o inverso. O pessoal da Matéria-brasil no projeto Plástico Precioso criou uma máquina que transforma embalagens de Danoninho e outros iogurtes em blocos de montar. Uma ideia fantástica! Quem consome demais Danoninho? Crianças. Então, nada mais digno do que criar algo útil para elas mesmas a partir dos resíduos do produto..

Repensar o consumo vai desde as compras do mercado até as roupas que vestimos. O impacto da indústria têxtil também é enorme, mas há alternativas. Já falamos sobre isso aqui no Blog Asta e você pode conferir, estudar e ir dando um passo de cada vez rumo a um consumo mais consciente.
Para inspirar e mostrar que é possível, deixamos essa galeria de produtos feitos através de técnicas de reaproveitamento pelas artesãs de nossa rede para nossos clientes de Soluções de Upcycling:

Você pode ver mais histórias de transformações na parte de Cases do nosso site.