Tem certeza que é lixo?

June 20, 2022

A ONU já alertou que estamos consumindo o planeta maisrápido do que ele é capaz de se regenerar. Nosso consumo desenfreado gera impacto negativo sobre o mundo e precisamos pensar sobre isso.

É necessário ter em mente que cada coisa que compramos eusamos consome um pouco do planeta. Seja na poluição que ela vai gerar, ou seja nosrecursos naturais utilizados para a a sua produção, a Terra é impactada. Os modelos deprodução precisam ser repensados e o que já existe precisa ser reutilizado. Por isso, a provocaçãoé para os dois lados dessa história: quem faz e quem consome. Como consumidores, precisamos pressionar os produtores a gerarem coisas sem deixar rastro de destruição. Por nossa vez, é necessário também que nos monitoremos a consumir itens maissustentáveis. Senão, absurdos como mostrados abaixo continuarão a acontecer:

Embalagens totalmente desnecessárias

Tem como fazer diferente. Na verdade, fazer o inverso. O pessoal da Matéria-brasil no projetoPlástico Precioso criou uma máquina que transforma embalagens de Danoninho e outros iogurtes em blocos de montar. Uma ideia fantástica! Quem consome demaisDanoninho? Crianças. Então, nada mais digno do que criar algo útil para elasmesmas a partir dos resíduos do produto..

Projeto de transformação de embalagem em LEGO

Repensar o consumo vai desde as compras do mercado até asroupas que vestimos. O impacto da indústria têxtil também é enorme, mas háalternativas. Já falamos sobre isso aqui no Blog Asta e você pode conferir,estudar e ir dando um passo de cada vez rumo a um consumo mais consciente.

Para inspirar e mostrar que é possível, deixamos essagaleria de produtos feitos através de técnicas de reaproveitamento pelasartesãs de nossa rede para nossos clientes de Soluções de Upcycling:

Era saco de cimento, virou porta notebook

Era saco de cimento, virou porta notebook

Era malote bancário, virou bolsa

Era saco de cimento, virou porta notebook

Era saco de cimento, virou porta notebook

Era folheto, virou pasta de evento