Em 2021 completamos 16 anos. Uma longa história de muitos aprendizados que foram construídos a milhares de mãos. Começamos como um grupo de artesãs de 30 mulheres, criamos a primeira rede de venda direta de produtos artesanais do Brasil, criamos um negócio social que vende produtos feitos com upcycling por artesãs para empresas e uma escola de negócios focada em artesãs para que elas pudessem se transformar em empreendedores e viver todo seu potencial.
A pandemia reinventou a todos e a Asta renasce dela com um novo foco de ação querendo gerar impactos cada vez mais sistêmicos. De artesãs passamos a olhar também todas as outras categorias de empreendedores, do nacional criamos estratégias para fomentar economias locais, do 100% presencial para o modelo tech e touch.
A Asta de hoje quer promover acessos, ferramentas e mobilizações para que todos possam viver do que amam fazer.
Estamos passando por um reposicionamento de marca que em breve estará refletido aqui.
A Rede Asta foi fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino. As duas vinham de carreiras em grandes multinacionais. Mas decidiram deixar o caminho tradicional de lado para empreender. Não como um empreendedor comum, como empreendedoras sociais.
Alice havia viajado para a Índia a fim de conhecer de perto negócios sociais que aconteciam no país. Lá ela se apaixonou pelo feito a mão ao ver as artesãs tecendo. Por isso, começar seu negócio social com o objetivo de valorizar o artesanato brasileiro e empoderar as artesãs foi o caminho lógico que seu coração e intuição mandaram. Em parceria com Rachel, mergulharam de cabeça nessa economia única. Ao longo dos anos, com acertos e erros, estão costurando a história de várias mulheres artesãs à delas através da Rede Asta.
Nosso nome vem de Astrea, uma deusa grega que, segundo a Mitologia, foi enviada ao mundo dos mortais para dar fim a um período de maldade e inveja. Sob a influência de Astrea, a humanidade viveu uma época de justiça e igualdade. Por meio de parcerias buscamos empoderar e gerar renda para artesãs brasileiras, seguindo a missão que trazemos no nome.
Miriam Lima e Rachel Schettino
Alice Freitas, Angélica Oliveira Antonio Villela, Camila Pinheiro, Fernanda Goulart
Angélica Oliveira e Fernanda Goulart
Inês Hotte, Maryam Ghavami e Ana Lima
Fernanda Berto, Valeria Santos