A Rede Asta é uma organização social que está constantemente se reinventando para que aumente cada vez mais seu impacto positivo na vida das pessoas e do planeta.

Em 2021 completamos 16 anos. Uma longa história de muitos aprendizados que foram construídos a milhares de mãos. Começamos como um grupo de artesãs de 30 mulheres, criamos a primeira rede de venda direta de produtos artesanais do Brasil, criamos um negócio social que vende produtos feitos com upcycling por artesãs para empresas e uma escola de negócios focada em artesãs para que elas pudessem se transformar em empreendedores e viver todo seu potencial.

A pandemia reinventou a todos e a Asta renasce dela com um novo foco de ação querendo gerar impactos cada vez mais sistêmicos. De artesãs passamos a olhar também todas as outras categorias de empreendedores, do nacional criamos estratégias para fomentar economias locais, do 100% presencial para o modelo tech e touch.

A Asta de hoje quer promover acessos, ferramentas e mobilizações para que todos possam viver do que amam fazer.

Estamos passando por um reposicionamento de marca que em breve estará refletido aqui.

Impacto

veja o relatório completo aqui

História

A Rede Asta foi fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino. As duas vinham de carreiras em grandes multinacionais. Mas decidiram deixar o caminho tradicional de lado para empreender. Não como um empreendedor comum, como empreendedoras sociais.

Alice havia viajado para a Índia a fim de conhecer de perto negócios sociais que aconteciam no país. Lá ela se apaixonou pelo feito a mão ao ver as artesãs tecendo. Por isso, começar seu negócio social com o objetivo de valorizar o artesanato brasileiro e empoderar as artesãs foi o caminho lógico que seu coração e intuição mandaram. Em parceria com Rachel, mergulharam de cabeça nessa economia única. Ao longo dos anos, com acertos e erros, estão costurando a história de várias mulheres artesãs à delas através da Rede Asta.

Curiosidade

Nosso nome vem de Astrea, uma deusa grega que, segundo a Mitologia, foi enviada ao mundo dos mortais para dar fim a um período de maldade e inveja. Sob a influência de Astrea, a humanidade viveu uma época de justiça e igualdade. Por meio de parcerias  buscamos empoderar e gerar renda para artesãs brasileiras, seguindo a missão que trazemos no nome.

2017
970 artesãs impactadas
até agora

Reposicionamento estratégico da Rede Asta

Lançamento do Espaço Asta

Relatório de Impacto Rede Asta

2016
784 artesãs impactadas

Entrada na CE-100 Brasil, uma rede de líderes no desenvolvimento da economia circular

Formatura de 2 turmas da Escola de Negócio das Artesãs, em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola e British Council

2015
970 artesãs impactadas

Certificação como Empresa B

Início da Escola de Negócio das Artesãs em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola

Participação no EY Entrepreneurial Winning Women, programa de mentoria para empreendedoras.

1º lugar no Prêmio UBS Visionários

2014
843 artesãs impactadas

Mobilização de uma rede de artesãos para atender pedidos de grandes empresas

Lançamento do catálogo com a história de cada grupo de artesãos da Rede Asta

2013
791 artesãs impactadas

R$ 1 milhão em produtos vendidos pela Rede Asta

Início do trabalho com grupos de artesãos na Amazônia a convite do Instituto Coca-Cola Brasil

Finalistas do Prêmio Folha Empreendedor Social

2012
638 artesãs impactadas

Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura

Ana Lúcia Franco, artesã que faz parte da Rede Asta, eleita microempreendedora do ano no Prêmio Internacional de Microfinanças do Planet Finance

Investimento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal

Aporte de recursos da Fundação Chanel

2011
500 artesãs impactadas

40 grupos de artesãos  e 700 conselheiras integram a Rede Asta

Faturamento de R$ 585 mil

3º lugar na Global Development Network

Financiamento da Accenture

2010
375 artesãs impactadas

Construção do planejamento estratégico 2010-2015 com Ashoka e McKinsey&Company

2009
250 pessoas impactadas

Investimento da Inter-American Foundation

Investimento do Instituto Ventura

1º lugar no Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social

2008
150 artesãs impactadas

Início da venda direta com 5 consultoras

Entrada na rede de fellows da Ashoka

Investimento do Banco Santander

2007
100 artesãs impactadas

Surge a ideia da Venda Direta

Lançamento do primeiro catálogo de produtos

2006
70 artesãs impactadas

1ª encomenda de brindes corporativos: 300 porta-retratos para a Dow Química

Abertura de um quiosque de venda de produtos no Rio de Janeiro

1º financiamento, concedido pela Fundação Avina

2005
35 artesãs impactadas

Fundação da Rede Asta  

1ª capacitação de mulheres

Participação na  Gift Fair - SP

2017
1017 artesãs impactadas
até agora

Reposicionamento estratégico da Rede Asta

Lançamento do Espaço Asta

2016
784 artesãs impactadas

Entrada na CE-100 Brasil, uma rede de líderes no desenvolvimento da economia circular

Formatura de 2 turmas da Escola de Negócio das Artesãs, em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola e British Council

2015
970 artesãs impactadas

Certificação como Empresa B

Início da Escola de Negócio das Artesãs em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola

Participação no EY Entrepreneurial Winning Women, programa de mentoria para empreendedoras.

1º lugar no Prêmio UBS Visionários

2014
843 artesãs impactadas

Mobilização de uma rede de artesãos para atender pedidos de grandes empresas

Lançamento do catálogo com a história de cada grupo de artesãos da Rede Asta

2013
791 artesãs impactadas

R$ 1 milhão em produtos vendidos pela Rede Asta

Início do trabalho com grupos de artesãos na Amazônia a convite do Instituto Coca-Cola Brasil

Finalistas do Prêmio Folha Empreendedor Social

2012
638 artesãs impactadas

Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura

Ana Lúcia Franco, artesã que faz parte da Rede Asta, eleita microempreendedora do ano no Prêmio Internacional de Microfinanças do Planet Finance

Investimento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal

Aporte de recursos da Fundação Chanel

2011
500 artesãs impactadas

40 grupos de artesãos  e 700 conselheiras integram a Rede Asta

Faturamento de R$ 585 mil

3º lugar na Global Development Network

Financiamento da Accenture

2010
375 artesãs impactadas

Construção do planejamento estratégico 2010-2015 com Ashoka e McKinsey&Company

2009
250 pessoas impactadas

Investimento da Inter-American Foundation

Investimento do Instituto Ventura

1º lugar no Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social

2008
150 artesãs impactadas

Início da venda direta com 5 consultoras

Entrada na rede de fellows da Ashoka

Investimento do Banco Santander

2007
100 artesãs impactadas

Surge a ideia da Venda Direta

Lançamento do primeiro catálogo de produtos

2006
70 artesãs impactadas

1ª encomenda de brindes corporativos: 300 porta-retratos para a Dow Química

Abertura de um quiosque de venda de produtos no Rio de Janeiro

1º financiamento, concedido pela Fundação Avina

2005
35 artesãs impactadas

Fundação da Rede Asta  

1ª capacitação de mulheres

Participação na  Gift Fair - SP

Veja o histórico de catálogos >

Quem Faz

Negócio

Miriam Lima e Rachel Schettino

Impacto

Alice Freitas, Angélica Oliveira Antonio Villela, Camila Pinheiro, Fernanda Goulart

Escola de Negócios

Angélica Oliveira e Fernanda Goulart

Comunicação

Inês Hotte, Maryam Ghavami e Ana Lima

Financeiro

Fernanda Berto, Valeria Santos

Uma história tecida por muitas mãos

Mais do que números, por trás da Rede Asta existem pessoas, mulheres guerreiras, talentosas cheias de vida que foram impactadas positivamente pela nossa história, e nós por elas.
conheça

Blog Asta

Leia mais >