18 Anos de Impacto: Legado Rede Asta

December 20, 2023

Há 18 anos, uma jornada extraordinária começou.

No ano de 2005, nasceu um grupo produtivo de 30 artesãs no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Esse foi o ponto de partida de uma história que se tornaria inspiradora e transformadora.

Dois anos depois, já nos estruturávamos como uma rede de venda direta e varejo de produtos feitos à mão. Abrimos nossas duas primeiras lojas no Rio de Janeiro e criamos a marca que hoje é referência em nano empreendedorismo feminino e impacto social.

Nesse mesmo ano, conquistamos o 1º lugar no Prêmio Planeta Casa, na categoria Ação Social.

2010 - Planejamento Estratégico e Reconhecimento

Em 2010, a Rede Asta deu um passo importante ao construir um Planejamento Estratégico com o apoio da Ashoka e da McKinsey. Essa visão estratégica fortaleceu nosso compromisso com a inovação.

No mesmo ano, conquistamos o 3º lugar no Prêmio FINEP de Inovação Social.


2012 - Prêmios e Reconhecimento Internacional

Nossos esforços foram reconhecidos com prêmios importantes em 2012, incluindo o Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura e o Prêmio Internacional de Microfinanças da PlaNet Finance.

2015 - Educação Empreendedora com a Escola de Negócios Asta

O ano de 2015 marcou a chegada de uma iniciativa que oferece educação empreendedora e impulsiona muitos pequenos negócios: a Escola de Negócios Asta.

Escola de Negócios

Para acelerar negócios e desenvolver o perfil empreendedor das mulheres brasileiras,

empresas parceiras investem na formação das turmas em determinados territórios que

podem ser aplicadas presencial, virtualmente ou em formato hibrido.

  • Mais de 8 mil mulheres já passaram pela Escola
  • Elas conquistaram 40% de aumento em renda
  • 90% afirmam que agora têm mais visão de futuro e sabem o que precisam fazer para viver do seu trabalho

2020 - Resposta à Pandemia

Em 2020, lançamos o Localizador de Máscaras em nosso site, permitindo que as pessoas encontrassem quem estava produzindo máscaras em suas regiões. Também lançamos o projeto Máscara+Renda!

Máscara+Renda



Projeto para produção de máscaras e EPI’s em parceria com Fundação Vale, Vale e 24 empresas apoiadoras, durante a pandemia de COVID 19.

  • Organizamos uma rede de costureiras em 22 estados do Brasil para produzirem máscaras em Escala e serem entregues para ONGs locais.
  • Mapeamos mais de mil organizações sociais para distribuir máscaras aos grupos mais vulneráveis.
  • Geramos renda para as costureiras, atendemos centenas de profissionais da saúde, de serviços essenciais e a população.


Essa incrível experiência gerou o documentário FIO DO AFETO que conta a história de 8 mulheres líderes que participaram das produções, tendo Heloisa Buarque de Holanda costurando a narrativa e Zezé Motta interpretando textos de Evaristo Conceição.

2021 - Pertinho de Casa

Em 2021, lançamos o movimento Pertinho de Casa, marcando uma nova fase em nossa história.


Pertinho de Casa



Para unir quem produz com quem quer comprar. 

‍Pertinho de Casa, além de um movimento pela Localização, é uma plataforma para promover o nano empreendedorismo regional oferecendo formações, vitrines virtuais e conexões com consumidores locais.

Na plataforma, as pessoas nano empreendedores têm espaço gratuito para expor seus produtos, criando seu catálogo digital. E consumidores encontram o que procuram e negociam direto com os empreendedores, sem precisar se deslocarem para outras regiões.

2022 - Mulheres+Renda e Expansão Nacional

No ano passado, lançamos o projeto Mulheres+Renda para enfrentar a pobreza menstrual. Além disso, expandimos nossa marca e alcance para todas as nano empreendedoras do Brasil.



Mulheres + Renda


Dignidade para vítimas da pobreza menstrual, renda para as costureiras e respeito ao meio ambiente.

  • Empresas parceiras definem o território onde querem atuar.
  • Captamos as costureiras para a produção dos absorventes de tecido.
  • Elas participam das formações da Escola de Negócios e montam lojas virtuais na Pertinho de Casa.
  • ONGs locais fazem os absorventes chegarem a quem mais precisa.
  • Evitamos mais acúmulo de lixo e plástico nos aterros sanitários.

Essa é a jornada de 18 anos da Rede Asta, uma história de transformação, inovação e impacto social. Estaremos sempre aqui para todos que acreditam que empreender é mais que uma necessidade. É a possibilidade de realizar-se.

Rede Asta, há 18 anos impulsionando negócios, vidas e sonhos. Junte-se a nós nessa jornada de impacto e transformação.

Como Você Pode Apoiar

Trabalhamos em parceria com instituições governamentais e de iniciativa privada para transformar de maneira sustentável a realidade de brasileiros e brasileiras submetidos a privações e em estado de vulnerabilidade financeira e social. Atuamos no sentido de proporcionar o desenvolvimento de comunidades, contribuindo para formar cidadãos capazes e independentes, fortalecendo os seus laços sociais e proporcionando condições para adentrar o mercado.

Você pode nos ajudar se tornando um parceiro ou financiador de projetos digitais ou territoriais (presenciais), proporcionando a ampliação de dezenas de projetos como estes apresentados. Para saber mais sobre parcerias, entre com contato pelo e-mail contato@redeasta.com.br.