Em um primeirocontato procuramos entender qual resíduo da empresa pode serreaproveitado e transformado em produtos cheios de história (veja algumas aqui). Em nosso portfólio temos produtos feitos debanners, uniformes, malotes, eletrônicos, retalhos, cintos de segurança… Temosalgumas categorias e estamos ansiosos para criar muitas outras. Para atender apedidos em larga escala, os produtos são feitos à mão por negócios produtivosde artesãos que se organizam em rede.
Caso o resíduopossua logomarca do cliente é feita uma triagem para a retirada e destinaçãocorreta. Retiramos também partes que não podem ser reaproveitadas na produçãodo brinde. A sobra de todos os resíduos é destinada a parceiros para o descartecorreto. Nosso esforço é para que nada seja descartado no meio ambiente.
Como chegamos a esse modelo?
Nosso primeiro cliente foi a DowQuímica, que se interessou emporta-retratos feitos de jornal. O grupo produtivo Mãos Brasil produziu 300brindes feitos à mão que foram distribuídos aos stakeholders da empresa. Essefoi o “abrir de olhos” para um novo modo de gerar inclusão econômica para osgrupos produtivos artesanais que fazem parte da rede.
Porém, haviaainda um desafio: como produzir à mão em larga escala? A solução foitransformar a Asta de fato em uma grande rede. Descobrimos que apenas 1% dosartesãos do Brasil trabalhavam juntos e produziam em parceria. Começamos entãoa mobilizar e treinar nossos artesãos para desenvolverem juntos as encomendasque chegavam. A renda e a capacidade de produção dos artesãos aumentaram. Assumimosentão as soluções de upcycling como parte do nosso negócio.
“Se eu não souber fazer e me derem a oportunidade, eu aprendo.”
Dona Eunice, líder do grupo Costura Unida.
Nossa equipecomercial está à disposição para entender as necessidades de sua empresa, tantode descarte quanto de presentes, e oferecer a melhor solução. Faça contato:
Rio de Janeiro - (21) 3502-9890 Ramal 21 | (21) 99314-6563 |rachel@redeasta.com.br
São Paulo - (11) 4171-1800 | (11) 98420-7440 | miriam@redeasta.com.br