Como limpar máscaras de tecido

June 20, 2022

A ANVISA, órgão responsável pela vigilância sanitária no Brasil, criou uma cartilha sobre as máscaras de tecido e entre as principais informações têm orientações de como limpar as máscaras para que permaneçam eficientes em proteção contra o coronavírus.

De acordo com o documento, mesmo pequenas medidas, como o uso das máscaras artesanais, para reduzir transmissões têm grande impacto na atual pandemia, especialmente quando combinadas com medidas preventivas adicionais de higiene pessoal e de etiqueta ao tossir ou espirrar (cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel descartável).

Organizamos as informações da cartilha como um passo a passo de como limpar as máscaras de tecido. Assim fica mais fácil seguir cada etapa:

Passo 1 – Lave as mãos com água e sabão ou use álcool 70%nas mãos antes de retirar a máscara;

Passo 2 – Coloque a máscara para lavar separado de outras roupas e peças de tecido. Somente máscaras devem ser lavadas com outras máscaras;

Passo 3 – Repita a limpeza das mãos do passo 1;

Passo 4 – Lave previamente com água corrente e sabão neutro;

Passo 5 – Deixe de molho com água sanitária ououtro desinfetante de 20 à 30 minutos;

Passo 6 – Enxague bem para tirar todo resíduo de desinfetante;

Passo 7 – Coloque para secar, mas evite torcer para não danificar o molde e o elástico da máscara;

Passo 8 – Verifique se a máscara está sem deformações. Caso esteja com alguma, descarte;

Passo 9 – Guarde as máscaras de tecido que estão em boas condições em um recipiente fechado.

Outras informações importantes:

- Após 30 lavagens, a ANVISA recomenda que a máscara de tecido seja descartada;

- As máscaras são de uso pessoal e não devem ser compartilhadas, mesmo depois de limpas. Cada pessoa deve ter seu kit de máscara (saiba mais sobre quantas máscaras cada pessoa deve ter aqui). A ANVISA afirma que não deve se emprestar máscaras, ainda que já estejam lavadas;

- Não se deve usar batom ou outros tipos de maquiagens que possam sujar/molhar a máscara;

- Usar máscara ajuda na prevenção, mas o isolamento social é o mais eficaz até o momento. Se precisar sair, além do uso da máscara é preciso manter distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas.

 

Se você precisar comprar máscaras, basta buscar no Localizador de Máscara. São 2.492 artesãs/costureiras de todos as regiões do país! Você certamente vai encontrar uma perto da sua casa.