Consumo de moda consciente: por onde começar?

June 20, 2022

É novo nesse universo de consumo de moda consciente? Ou não é, mas adora ler dicas para ver se garimpa marcas novas para sua vida? Esse post é para você. Listamos algumas marcas e projetos que prezam por um mundo fashion sustentável.

Mas antes de sair clicando em cada uma delas, correndo para consumir moda sustentável, Lembre-se que ela só é possível se o seu consumo também for consciente. Aqui no Blog Asta já falamos sobre as seis perguntas do consumo consciente, vale conferir.

Agora vem com a gente:

1 - Re_roupa

O Re-Roupa propõe a criação de roupas novas a partir de matérias primas que eram consideradas resíduo: fins de rolo de tecido, retalhos, roupas com pequenos defeitos, propondo ir na contra-mão do processo acelerado que dita as tendências da moda cuja lógica são produções efêmeras. Além da preocupação clara com o reaproveitamento, faz parte do conceito do projeto Re-Roupa valorizar a mão de obra local e capacitar costureiras para esse processo criativo chamado Upcycling.

Roupas ganham novos significados

Saiba mais: www.reroupa.com.br

2 - Lucid Bag

Um guarda-roupa coletivo construído por e para todxs! Com a curadoria de Lucid Bag, o acervo compartilhado de roupas e acessórios incentiva a circulação de itens pessoais e a valorização de patrimônios materiais da moda. Funciona como uma rede de empréstimos e alugueis que quer aproximar e acessibilizar iniciativas e marcas mais justas, inclusivas, ecológicas e sustentáveis em moda de pessoas que se interessam em vestir e apoiar o que acreditam e admiram.

Guarda-roupa compartilhado

Saiba mais: www.lucidbag.com.br

3 - Odyssee

A Odyssee foi criada pela designer Fernanda Nicolini e nasceu da sua vontade de apresentar ao mercado uma nova estética com produtos desenvolvidos através do upcycling de resíduos eletroeletrônicos. Na contramão do volume da indústria, a Odyssee oferece peças que resgatam técnicas manuais de construção de acessórios e desperta a consciência por um novo comportamento de consumo através de peças únicas e coleções com tiragem limitada. Os acessórios da marca são vendidos no Sistema Pague Quanto Quiser na loja virtual e as etapas da produção são abertas ao público para ajudar na precificação para que a venda seja justa para todos.

Resíduos se tornam jóias

Saiba mais: https://odysseebr.wixsite.com/odyssee

4 - Insecta Shoes

A Insecta Shoes é uma marca de sapatos e acessórios ecológicos e veganos produzidos no Brasil. Eles transformam em sapatos peças de roupas usadas, garrafas de plástico recicladas e os mais diversos materiais. Nas Insecta o que estava descartado vira botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal.

Sapatos veganos

Saiba mais: www.insectashoes.com

5 - Colibrii

A Colibrii é uma marca de Porto Alegre que existe para aproximar realidades diversas e gerar impacto social e ambiental positivos. É uma empresa social que cocria produtos junto a artesãs de comunidades locais a partir do reaproveitamento de materiais têxteis. Tudo isso é feito através de um processo que valoriza as pessoas, as relações humanas e o meio ambiente, aproximando quem compra de quem faz e fortalecendo o desenvolvimento local.

Moda que reaproveita resíduos e desenvolve comunidades locais

Saiba mais: http://colibrii.com.br/

6 - Zerezes

A Zerezes é uma marca de óculos guiada pelo design e respeito à matéria prima e pessoas envolvidas em seu processo. Com práticas de trabalho e comércio justas através da criação e capacitação de um arranjo produtivo local, mergulhando fundo no reaproveitamento de materiais e usando o design a favor da criação de produtos de qualidade e experiências incríveis.

Óculos sustentáveis

Saiba mais: www.zerezes.com.br

7 - Shieldmaiden

A Shieldmaiden produz vestuário feminino atemporal e feito de forma ética. Utilizam matéria-prima com menor impacto ambiental, como o algodão orgânico e PET reciclado. Além de dar preferência para materiais nacionais, as peças são todas feitas aqui mesmo no Brasil, o que estimula a economia do nosso país. Seus produtos levam o nome de mulheres guerreiras de diversas culturas, sejam elas mitológicas ou personagens reais da história.

Vestuário ético e sustentável

Saiba mais: http://shop.shieldmaiden.com.br/

8 - Flavia Aranha

Além de vestir, a roupa é também registro de seu processo produtivo que revela uma trama preciosa de saberes, tradições e improvisos urdidos na produção artesanal. Ater-se a essa memória é valorizar não só o produto final, como também seus materiais e especialmente, quem o produziu. Com a intenção de fomentar uma cadeia mais justa e humanizada, Flavia Aranha é uma marca brasileira preocupada com o desenvolvimento sustentável da moda e do meio em que está inserida.

Moda com história

Saiba mais: http://flaviaaranha.com/collections/

9 - Sueka

‍A Sueka é uma marca que não liga para as convenções, para rótulos e julgamentos. As peças retratam isso, não têm gênero. As roupas são exclusivas e limitadas. Trabalham através do sistema de comércio justo, onde todos os parceiros são bem remunerados e acompanhados, dessa forma oferecem um produto feito com muito amor, atenção aos detalhes e produzido de forma digna. O impacto positivo está presente em todas as formas de desenvolvimento do produto, seja no tratamento aos apoiadores até o uso de matéria prima reaproveitada. Utilizam algodão 100% orgânico nas camisetas e reutilizam matéria prima que seria descartada para confeccionar os detalhes de punho e gola.

Moda sustentável com comércio justo

Saiba mais: https://www.sueka.com.br/

10 - Projeto Gaveta 

Inicialmente, o propósito fundamental do Gaveta era difundir o conceito de clothing swap no Brasil, criando uma rede onde os participantes pudessem trocar, entre si, roupas que não usam mais.  Com o passar do tempo, percebemos a necessidade de um espaço maior para incentivar uma moda mais humana, real e sustentável, decidimos ampliar a ideia: o que era apenas um projeto tornou-se, então, um movimento. Hoje tem como objetivo a conscientização das pessoas.

Mais que conceito, um movimento

Saiba mais: www.projetogaveta.com

Bônus: Natura

Moda também recai sobre beleza e, por isso, achamos uma inclusão importante falar da Natura. Uma empresa brasileira que se preocupa com a geração de renda para produtores e consultoras em diversas regiões do Brasil. Possuem ações de preservação e valorização das plantas, frutas, legumes e sementes nacionais, além dos saberes dos povos.

 

Saiba mais: http://www.natura.com.br/a-natura