Escola de Negócio das Artesãs: o que é, quem pode participar e como se inscrever?

June 20, 2022

A Escola de Negócio das Artesãs é uma formação empreendedora para os profissionais do feito à mão com linguagem acessível e conteúdos aprofundados e relevantes para quem deseja encarar seu trabalho artesanal como um negócio.

O grande diferencial é que ela foi construída por uma empresa que vende produtos artesanais no mercado brasileiro desde 2005. Toda essa experiência foi transformada em aulas de gestão, financeiro, formalização, precificação, design, marketing e muito mais com foco no potencial da economia do feito à mão. Acreditamos que esses conhecimentos são fundamentais para aumentar as vendas, melhorar produtos, criar posicionamento de marca, construir relacionamento com os clientes e transformar artesãs em empreendedoras.

__

Em breve falaremos sobre o histórico da Escola de Negócio das Artesãs aqui no Blog Asta. Acompanhe!

__

Quem pode fazer as aulas da Escola de Negócio das Artesãs?

Todos os artesãos que moram no Brasil. De acordo com o último mapeamento da PNAD, existem aproximadamente 10 milhões de artesãos no país. Nosso sonho é alcançar a cada um deles.

É só para mulheres?

A resposta é NÃO, artesãos podem fazer parte e são muito bem-vindos. A Escola de Negócio das Artesãs é aberta para qualquer pessoa que deseja empreender nesse mundo do feito à mão independente de gênero, sexualidade ou crença.

Optamos por usar no feminino, pois no Brasil 77% dos profissionais que se declaram como artesãos são mulheres. Por serem maioria, com a licença da língua portuguesa, usamos no gênero feminino.

Como fazer para participar da Escola de Negócio das Artesãs?

A Escola de Negócio das Artesãs está disponível na Plataforma Asta (você pode conhecer ela mais a fundo nesse outro artigo do Blog Asta) e para começar basta se cadastrar no site www.plataformaasta.com.br ou no aplicativo Plataforma Asta disponível para celulares Android e IOS.

Os cursos que começaram sendo aplicados presencialmente foram transformados em vídeo aulas ricas em conteúdos, de simples entendimento e fáceis de rodar em qualquer sistema operacional. O único requisito é ter conexão à internet e clicar na área de Escola da Plataforma Asta.

Tela da Escola de Negócio das Artesãs online
Ambiente da Escola de Negócio das Artesãs online

__

Saiba o que mais a Plataforma Asta oferece aos artesãos brasileiros

__

Não tem mais aulas presenciais?

Ainda temos projetos com encontros presenciais, mas as aulas serão sempre pelas videoaulas. Presencialmente acontece monitoria, criação de rede, desenvolvimento de coleção, dependendo do que for definido pelo financiador da turma.

A região do projeto é definida pela área que a empresa financiadora deseja impactar e ao número de pessoas que o projeto pode sustentar. Por exemplo: O financiador tem sua empresa no Ceará, geralmente ele contrata o projeto para essa área. Por isso, o projeto será no Ceará e com a quantidade de grupos e/ou artesãs definidos em contrato.

A seleção dos artesãos que estarão nas turmas presenciais costuma ser feita pela Rede Asta. Estar na Plataforma Asta é fundamental para te conhecermos e termos meios de te convidar a integrar a turma. Durante a etapa de seleção de grupos para novos projetos, olharemos os artesãos cadastrados na Plataforma Asta na região que iremos aplicar as aulas e faremos uma entrevista para entender se existe interesse em participar e se há disponibilidade para comparecer às aulas nos dias e horários definidos.

Por essa razão fazer o cadastro completo com todos os dados é fundamental para podermos ver o perfil do artesão e convidar para futuras turmas.

Turma da Escola de Negócio das Artesãs em Itaguaí/RJ financiada pelo Porto Sudeste
Turma presencial da Escola de Negócio das Artesãs em Itaguaí financiada pelo Porto Sudeste em 20/03/2019

___

Se você conhece ou trabalha em uma empresa que financia projetos sociais e quer conhecer melhor as opções de projetos com artesãs, mande um e-mail para impacto@redeasta.com.br ou ligue para (21) 3502-9890