Ferramentas online para organizar a vida

June 20, 2022

Você já teve a sensação de que 24h não são suficientes para fazer tudo que precisa ser feito durante o dia? Contudo, ninguém tem mais tempo que você. Todos nós seres humanos temos o mesmo número de horas num dia, inclusive para salvar o mundo. Pensando nessa questão que assola a todos, a ONU desenvolveu um guia que traz atitudes simples a serem tomadas na correria do dia a dia para diminuir os impactos negativos sobre o planeta.

Se do seu sofá você pode ajudar a salvar o mundo, que dirá aproveitar melhor o tempo, seja para ser mais consciente, seja para alcançar suas metas profissionais ou até mesmo conseguir realizar aqueles projetos pessoais. Por isso, desenvolvemos uma listas de ferramentas online que vão lhe poupar tempo e papel. O melhor? Todas elas são automaticamente sincronizadas em diferentes dispositivos via internet e possuem versões gratuitas.

Para organizar links e leituras

Com a quantidade de conteúdos a qual somos expostos diariamente, é impossível parar para ler e refletir sobre todos. Por isso, ter ferramentas para guardá-los e mantê-los disponíveis a um clique é importante.

Pocket

Permite salvar links e documentos para a leitura offline em qualquer dispositivo no qual esteja instalado. Ele está  disponível em versões web e mobile (iOS e Android), além de possuir uma extensão para navegadores de internet. Com um clique, você salva uma página ou um artigo.

getpocket.com
iOS
Android

Feedly

É um agregador de feeds que permite ler em um só lugar todas as atualizações dos sites que você escolher. Não é preciso ir atrás de um por um, basta assiná-los na ferramenta. Permite a organização por assunto para você não se perder. Também tem uma função de salvar para depois o conteúdo que quiser e eles ficarão disponíveis em uma aba específica.

feedly.com
iOS
Android

Flipboard

Funciona como uma revista digital. Você reúne todo o conteúdo online do seu interesse em um só lugar e pode organizá-lo em revistas temáticas. Também agrega o conteúdo dos seus contatos nas redes sociais se você conectá-las. Sempre que gostar de algo, é possível salvar (ou “flipar”), mas, não permite a leitura offline como no Pocket.

flipboard.com
iOS
Android

Para gerenciar informações

Se recebemos conteúdo demais, captamos, então, um volume enorme de informações que talvez mereçam nossa atenção. No entanto, nem sempre dispomos de tempo para lidar com elas. Também estamos sempre pensando e esses sentimentos precisam de registro. As ferramentas a seguir te ajudam a administrar tudo sem sobrecarregar a memória e, além de aposentar o post-it.

Evernote

Ferramenta onde é possível criar anotações, cadernos temáticos, imagens, fotos, áudio e texto. Ainda existe uma funcionalidade de desenho que permite fazer anotações com sua própria letra ou criar esquemas a mão que nem em um bloco de papel.

evernote.com
iOS
Android

Google Keep

Se você usa o Gmail ou tem uma conta do Google, você tem o Keep disponível. Ele funciona como um repositório para guardar informações rápidas como ideias, listas, recados, números de telefone e endereços que são precisos ter à mão. Ele também tem um sistema que transforma gravações de áudios em notas e possibilita o compartilhamento de listas com outros usuários.

keep.google.com
iOS
Android

Onenote

Aplicativo simples da Microsoft para anotações de diversos tipos. Seus blocos de anotações são divididos em abas. Neles, podem ser adicionados elementos com texto, áudio, arquivos anexos, imagens, listas numeradas, notificações e outros.

onenote.com
iOS
Android

Para organizar tarefas

Esses aplicativos são a oportunidade de elevar as listinhas no papel a outro nível. Além  ser mais prático ter sua lista sempre a disposição e segura, eles oferecem notificações, prioridade e gestão de equipes que vão aumentar sua produtividade.

Asana

Grátis até 15 pessoas, ele pode ser usado como uma área de trabalho. Nela, você agenda tarefas para a equipe e tem o acompanhamento das suas realizações. Permite ainda que arquivos sejam armazenados dentro das tarefas, deixando a busca por eles mais fácil.

asana.com
iOS
Android

Trello

O Trello é baseado na técnica kanban, uma  estratégia de organização muito usada em empresas. Ela consiste basicamente em organizar um projeto visualmente por meio de quadros. Cada quadro contém três colunas: tarefas a fazer, tarefas em andamento e outra tarefas concluídas. Cada tarefa é um card que você move pelas colunas. Sua virtude é a alta capacidade de personalização. A versão analógica funciona com post-its.

trello.com
iOS
Android

Todoist

Você pode criar e dividir os projetos da maneira que quiser: compras, trabalho, livros pra ler e etc. Em cada uma delas, você inclui tarefas na qual é possível escolher uma data de conclusão. Um recurso interessante do Todoist é o controle de produtividade. Por meio de uma estratégia de gamificação, você descobre o número de tarefas concluídas por dia e a sua média da semana.

todoist.com
iOS
Android

Conclusão

O jeito que você lida com as informações, conteúdos, obrigações ou interesses que estamos expostos diariamente faz a diferença na sua organização pessoal e profissional. Portanto, não é uma questão de tempo somente, mas, também de prioridade. Experimente e teste essas ferramentas e escolha a que melhor te atender para organizar as tarefas.