Inscrições abertas para a Escola de Negócios das Artesãs no Norte Fluminense do RJ até 26-01

June 20, 2022

De Fevereiro a Setembro de 2020,20 negócios produtivos artesanais do norte fluminense farão parte da décima turma da Escola de Negócios das Artesãs da Rede Asta, a segunda na região. Desenvolvido em parceria com a Chevron Brasil, o projeto abrange o município de São João daBarra/RJ e adjacências e tem o objetivo de formar empreendedoras com visão defuturo, capacidade de gestão e com acesso a ferramentas que facilitem e impulsionemseus negócios. 

Serão duas turmas de estudo comcerca de 20 alunas em cada. No começo do projeto, essas mulheres receberãoindividualmente um diagnóstico que indicará quais são as maiores lacunas e dificuldades que elas têm em seus empreendimentos. A seguir, construirão, coletivamente, uma trilha de aprendizagem com oito conteúdos que serão vistos pelo grupo de estudo. 

“A gente fica super feliz toda vez que inicia uma turma nova da Escola de Negócios das Artesãs. É muita emoção em colher os frutos ao longo desse processo. Olhar pra trás e ver como o início de tudo deu origem a um projeto tão forte e potente," diz Angélica Oliveira, coordenadora da Escola de Negócios das Artesãs

As artesãs e costureiras terão ainda a oportunidade de desenvolver peças novas e/ou melhorar antigas com a orientação de uma designer de produto que atenderá no formato de consultoria durante alguns períodos do projeto. A ideia é que as coleções fortaleçam acultura local. Além dessa consultoria de design, elas terão um módulo de mercado onde pensarão estratégias de vendas e mapearão potenciais clientes. Por fim, elas farão parte do Círculodas Empreendedoras que gera vínculos e trocas para crescimento de todas. Nessa última etapa elas desenvolverão habilidade de liderança para potencializar o setor de artesanato no Norte Fluminense.

Em Setembro, encerramos o projeto com uma formatura, onde todos que chegarem até o final receberão certificado de conclusão e relatórios que indicam a evolução que tiveram durante a Escola deNegócio das Artesãs.

Inscrições e pré-requisitos:

Há alguns pré-requisitos paraparticipar dessa turma da Escola de Negócios das Artesãs. Antes de realizar a inscrição é importante que a empreendedora se certifique que atende a eles:

·        Ser morador(a) ou atuar com artesanato no município de São João da Barra e adjacências (Grussaí, Atafona, Cajueiro, Pipeiras, Barcelos, Açu) nonorte do Estado do Rio de Janeiro; ; 

·        Possuir um empreendimento artesanal do feito à mão (costura e/ou técnicas artesanais diversas); 

·        Ter disponibilidade de participar das atividades às terças ou quartas-feiras (manhã OU tarde, a confirmar), com duração de 4h por semana, por cerca de 8 meses (Fevereiro à Setembro/2020);

·        Interesse em desenvolver uma coleção, em parceria com uma designer, adaptada para a venda em atacado para lojistas e compradores locais;

·        Ter celular (smartphone) e/ou computador com capacidade para acessar Internet via WiFi ou 4G.

 

Os interessados dentro do perfil devem se cadastrar nesse link até o dia 26/01/2020. O resultado da seleção será divulgado no Blog Asta (www.redeasta.com.br/blog) e nas redes sociais da Rede Asta no dia 29/01/2020 até às 17:00.

INSCREVA-SE

 

Parceria anterior com a Chevron Brasil

Em 2016, o projeto da Escola de Negócios das Artesãs percorreu ascidades de Campos, Macaé, Nova Friburgo, Barra do Piraí e Rio de Janeiro para aformação da terceira turma. Um grupo composto por 20 negócios produtivosartesanais aprendeu a potencializar sua atuação através do trabalho em rede.Conheça mais sobre o projeto aqui.

INSCREVA-SE