Organização social brasileira lança o 1º mapa de produtores artesanais do país totalmente online e gratuito

April 26, 2024

O primeiro mapa de produtores artesanais do Brasil, Asta Maps, surge como uma ferramenta para destacar e apoiar microempreendedores, facilitando o acesso dos consumidores a uma variedade de produtos artesanais.

Reunindo categorias como alimentação, artesanato, brinquedos, cosméticos, decoração, moda e pet, o mapa é uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento econômico local e coletar dados sobre o setor para apoiar a elaboração de projetos e políticas públicas voltados para este segmento.

Mulher costurando fuxico - banco de fotos Rede Asta

Dados oficiais do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab) mostram que, somente em 2023, o número de artesãos mais que triplicou de janeiro a outubro. Atualmente, o país tem cerca de 8,5 milhões de produtores artesanais, sendo a maioria constituída de mulheres que vivem diretamente da própria produção.

A iniciativa, focada no setor que movimenta em torno de R$100 bilhões por ano, é um projeto da Rede Asta, organização social que há 18 anos apoia microempreendedoras do feito à mão em todo o Brasil.


O investimento em produções artesanais preserva a cultura local e ancestral, fomenta o turismo e inclusão social de grupos mais vulneráveis, além de desprender as cidades da dependência de setores específicos, tornando-as mais resilientes a flutuações econômicas.

Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta

Para Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta, o mapa não apenas promove o trabalho dos produtores locais, mas também fortalece a economia e a comunidade como um todo.


“As produções artesanais são especiais porque são capazes de influenciar não só a geração de renda, mas o turismo, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento e a diversificação econômica da cidade, além de funcionar como uma terapia para quem produz.” - Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta.

O Asta Maps está disponível gratuitamente para acesso pelo link www.maps.redeasta.com.br e já conta com mais de 350 produtores artesanais cadastrados e selecionados pela Rede Asta.


Para mais sobre  outros programas da Rede Asta, visite www.redeasta.com.br ou entre em contato por e-mail no

contato@redeasta.com.br.