A Rede ASTA firmou mais uma parceria institucional paragarantir melhorias no cenário do feito a mão do Brasil. A partir de agora, nós atuamoslado a lado com o CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) embusca do reconhecimento e da profissionalização que o artesanato exige.
Cinquenta bilhões de reais. Esse é o valor que o feito a mãomovimenta anualmente no país. O número é do Programa do Artesanato Brasileiro (Decretonº 1.508, de 31 de maior de 1995) e foi divulgado em abril do ano passado. Noentanto, o indicador pode ser maior devido ao ainda grau elevado deinformalidade.
Por isso, a Rede ASTA valoriza a artesã brasileira impulsionandoo seu nível profissional, social e econômico, bem como promove a empresaartesanal. Além de transformar resíduos em produtos bons, bonitos e do bem,transformamos artesãs em empreendedoras.
Já o CRAB é um conjunto de três prédios históricos no centrodo Rio. Todos foram restaurados e tiveram suas fachadas originais mantidas.Lá, é possível conhecer o Brasil através de suas matérias-primas, inclusiveresíduos. Porém, essa matéria é transformada pelas mãos, corações ecriatividade dos artesãos.
O conceito base do CRAB vem do tripé emoção, conhecimento ecomercialização, que, integrados, levam em conta novos modos de viver eapreender o feito mão, além de gerar novas conexões. Como a parceria com RedeASTA que apesar de estar no início já demonstra iniciativas. O Centro deReferência já a recebeu aulas da quinta turma da nossa Escola de Negócios.
Nada mais natural que essa parceria. O CRAB é referênciapara o feito a mão. Lá tem o que há de melhor no artesanato brasileiro e onosso trabalho na Rede ASTA é fazer com que nossas artesãs atinjam esse nível apartir de uma atitude mais empreendedora. Nossos objetivos convergem. – Alice Freitas| cofundadora da Rede ASTA
CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro)
Praça Tiradentes, nº 67 ao 71 - Centro,Rio de Janeiro
Terça a sábado - 10h às 17h
Entrada gratuita