Vocâ sabia que existe uma bolsa de valores socioambientais?

June 20, 2022

A BVSA – Bolsa de Valores Socioambientais existe desde 2003.Primeiro ela tinha o nome de Bolsa da Valores Sociais e, em 2007, as questõesambientais passaram a ser contempladas. Funciona como uma bolsa de valoresnormal, mas no lugar dos investidores comprarem ações de uma empresa, elescompram projetos socioambientais. O objetivo é estimular a cultura de doação nopaís. Unindo de modo confiável e transparente organizações que precisam deapoio financeiro para executar trabalhos de impacto a investidores sociais.

Os financiadores podem acompanhar o andamento e resultadosdos projetos escolhidos por meio de relatórios que a BVSA disponibiliza nosite. Alguns doadores se interessaram por um projeto de aprimoramento técnicode artesãs da nossa rede.

Rede Asta e BVSA: design feito à mão

Por meio de captação na bolsa, começamos um projeto dedesign com seis grupos artesanais no Rio de Janeiro. Alice Meditsch, designerdo laboratório de produtos da Rede Asta, visita as artesãs em seus locais deprodução, entende as técnicas que elas já possuem, os canais para os quais elasvendem, os insumos que elas utilizam e quais técnicas de reaproveitamento deresíduos elas usam ou poderiam usar em suas produções.

Dona Eunice, líder do grupo Costura Unidade, apresenta os produtos para Alice Meditsch

Durante cinco encontros, artesãs e designer desenvolvemnovos produtos e/ou melhoram a qualidade de antigos e aprendem a precificar aspeças de modo correto. O objetivo é gerar renda para as artesãs através dodesenvolvimento de competências técnicas e melhorias dos produtos.

Alice começou visitando o grupo Costura Unida, liderado porDona Eunice, em seguida foi para o Nós do Ponto Chic que tem a Ceiça liderançae nos próximos meses visitará ainda mais grupos, conhecerá ainda mais mulherese juntas cocriarão mais peças. Acompanhe nossos canais para saber tudo o quevai sair dessa parceria.