Obras de mestres artesãos brasileiros estão em exposição no Festival Artesol no Rio de Janeiro

June 20, 2022

Cariocas e turistas têm até o dia 31 de janeiro de 2019 para conferir o Festival da Cultura Imaterial do Fazer Artesanal no Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico. Ele é a coroação dos 20 anos da Artesol na valorização do artesanato regional brasileiro. Ao longo desse tempo a organização contou histórias de mestres artesãos, deu visibilidade as suas obras e valorizou o trabalho feito a mão.

Mais de 300 peças estão na exposição. Elas foram feitas artesanalmente por diferentes artesãos, mestres e artistas populares de 20 estados brasileiros, incluindo índios waujá, marubo, terena, canela, wai wai, waimiriatroari, baniwa, karajá, enawenê nawê.

Cada sala é temática e estão divididas pelas matérias-primas com as quais as obras foram criadas. O festival ainda têm oficinas com os mestres e seminários. Você pode acessar a programação completa aqui e se inscrever nas oficinas que quiser fazer.

Festival Artesol, mulher fotografa sala com objetos feitos de couro por mestres artesãos brasileiros
Sala da Exposição Artesol sobre o couro

O Museu do Meio Ambiente fica no Jardim Botânico (não precisa entrar no Parque) e a exposição é gratuita de terça a sábado das 10h às18h.